Ford Ka 2009 brasileiro (Oficial)


Depois de quase uma década lançado no Brasil sem uma mudança profunda e sem atingir as vendas esperadas pela Ford, o compacto de entrada Ka ganha uma radical reestilização. Tendo o Celta como principal adversário, o renovado modelo da marca do oval azul ganha estilo menos polêmico, interior mais aconchegante e maior oferta de espaço interno e de capacidade de carga. As modificações são apenas estéticas e mantêm a plataforma mecânica anterior, adaptada do antigo Fiesta Street. Os motores são os mesmos, mas teremos novidades neste quesito em breve.

Antes de mais nada, não há como negar o inspirado estilo empregado pela marca. A dianteira recebeu capô mais encorpado e menos curvo, além dos grandes faróis que se assemelham ao Fiesta anterior à reestilização. A grade de três barras também deu um toque a mais no veículo, aproximando-o da linha “kinetic” de design da Ford européia, que será adotada na maior parte dos veículos da empresa no Brasil. O pára-choque, com tomada de ar maior e de linhas retas, deixam o novo Ka parecido com o renovado Fiesta e também com o jipinho EcoSport.

Na carroceria, como um todo, o modelo parece ser completamente novo, apesar de ter reaproveitado itens como o pára-brisa, as portas (incluindo as maçanetas) e o formato da parte dianteira do teto. Apesar disso, este último cresceu, oferecendo mais espaço para os passageiros de trás e deixado o Ka homologado para cinco pessoas (ante às quatro do veículo anterior). O novo design também conferiu aumento nas medidas, tendo 3,83 metros de comprimento (17 cm a mais que o Ka vendido até dezembro), largura de 1,8 m e altura de 1,42 m. A boa distância entre eixos de 2,45 m foi mantida e o porta-malas cresceu 73 litros: agora são 263 reservados exclusivamente para a bagagem.

Outro ponto, no quesito estilo, merece destaque da Ford. A traseira do novo Ka, mais alta e menos abaulada, foi pensada no conforto do novo passageiro adicional e das bagagens, em um espaço anteriormente considerado desprezível na hora de adquirir um Ka. O desenho também é um ponto forte e a grande tampa do porta-malas facilita o acesso ao compartimento de bagagem. As lanternas são modernas, lembram o europeu Hyundai Getz e casam bem com o recorte do vidro traseiro. O grande número de vincos também reforça o estilo adotado pela fabricante norte-americana.

Continuando a falar das modificações estéticas, o desenho do novo interior não pode passar despercebido. Apesar de ainda lembrar muito o antigo modelo, como o formato do volante e a parte superior direita, o novo Ka conta com estilo característico da nova linha: o formato dos difusores de ar e os botões ao lado do aparelho de som, como nos novos Fiesta e EcoSport. A boa novidade é o porta-luvas com tampa, embora este não demonstre ter grande capacidade de comportar muitos objetos. Como na mudança ocorrida no modelo produzido na Europa, um porta-objetos sem tampa foi mantido sobre a novidade. Ponto negativo para a perda dos faróis de duplo refletor óptico, pela continuação do estepe posicionado sob a traseira do veículo e a ausência do termômetro no quadro de instrumentos.

Sobre o posicionamento do novo Ka no mercado, a Ford apenas se limitou a informar os vários (sete ao todo) pacotes opcionais do modelo, oferecidos de acordo com a preferência da região onde será comercializado. São eles: Fly, Pulse, Class, Somma, Neo, Presitige e Performer, sendo os três primeiros também oferecidos na atual linha Fiesta. Outra novidade fica por conta dos motores, agora com sistema bicombustível: o 1,0 litro de 70/73 cv é o mesmo oferecido no Fiesta, enquanto o 1,6L de 102/110 cv é compartilhado com o já citado hatch, além de EcoSport e Focus. Boa novidade é o aumento de 3 litros no tanque de combustível, agora capaz de comportar 45 litros.

O novo Ka tem preço-base definido: são R$ 25.190 pedidos na versão 1.0 e R$ 31.800 no 1.6. A Ford não confirma, mas haverá uma opção de 1,4 litro, a ser lançada até o final do próximo ano. O renovado compacto começa a ser vendido em janeiro, com entregas em fevereiro, já como linha 2009. A marca espera comercializar, inicialmente, 5 mil unidades por mês, com um mix de 80% delas equipadas com o propulsor menos potente. O Ka será exportado para todos os países da América do Sul, além do México, e deverá “inspirar” a nova geração da picape Courier, ainda em 2008.

GALERIA

img215/8020/fordka200901re0.jpg img215/7285/fordka200902ps7.jpg

 img215/4066/fordka200903wk7.jpg img215/1117/fordka200904zc1.jpg

 img135/7836/fordka200906uo6.jpg

img135/8657/fordka200907xc8.jpg img135/5357/fordka200908pw6.jpg

img215/6513/fordka200909li9.jpg img135/3149/fordka200910vv9.jpg

img135/6004/fordka200915ei5.jpg

img112/558/fordka200919cl3.jpg img215/1/fordka200920lt4.jpg

About these ads

Sobre Matheus Quintino Pera

"Automovelmaníaco". Mantém um fotolog automotivo desde setembro de 2004 (www.fotolog.com/allthecars). Tem 24 anos, é formado em Jornalismo pela Univali (Itajaí/SC). Atualmente, é colunista do jornal Metas.
Esse post foi publicado em Ford, Fotolog, Geral, Lançamentos, Mercado, Novidades e marcado , , , , , , , , . Guardar link permanente.

56 respostas para Ford Ka 2009 brasileiro (Oficial)

  1. Edith Suraci disse:

    Achei que não é mais o KA. É outro carro com o mesmo nome. Pena porque eu gostava do Ka exatamente as formas arredondadas, principalmente do painel, com desníveis, sempre arredondados. Gostava do porta luvas em forma de necessaire. As lateriai internas pemaneceram com desenhos arredondados, mas o painel está retilíneo, o que, na minha opinião, não combinou. Resumindo: é um remendo, um pouco do carro antido e um pouco do novo. E como são estilos totalmente diferentes, NÃO COMBINAM. Melhor seria a Ford lançar outro carro, com outro nome. O que eles quiseram fazer é lançar outro carro, mas aproveitando o sucesso do nome KA. Lamento muito, mas prefiro o modelo anterior.

  2. thiago disse:

    ainda bem que mudaram o carro.. eu jamais compraria aquele besouro rola bosta, mas agora ja estou pensando em comprar esse novo aí que cabe no meu orçamento.

    • Felipe disse:

      auiehauiehauieha. Besouro Rola bosta foi d+.
      Eu tenho um e recomendo. Já ultrapassou 100 mil unidades vendidas. Coloquei um filtro de ar esportivo no meu, ficou show de bola. O meu é 2009!
      carrinho valente!

    • ricardo disse:

      Rala bosta, mas acho que vc não pode ter nem o rala bosta nem o novo. Desculpe, vá estudar para poder primeiro ter o prazer de dirigir um rala bosta. Qdo tinha 20 anos comprei um rala bosta, e adorei, ainda bem que hj comprei um rala bosta maior, uma EDGE 2009 preta, e sou grato a Deus por um dia ter tido o prazer de ter tido um rala bosta daquele.

      Se ainda hj vc não tem condições de comprar o novo Ka, é pq está bem mal, deveria parar de desdenhar o antigo modelo.

      Abraço e pense melhor antes de desdenhar de algo que mal pode ter.

      • Flaviane disse:

        olá..Ricado..concordo em tudo q vc falou. Sem falar que é o meu primeiro carro..pensa ter um primeiro carro e ainda por cima ser um FORD KA um modelo mais atual…com certeza vc sabe disso…não o Sr. Thiago que demonstrou que nao entende nada….nao sabe nem diferenciar um bicicleta com uma mobilete (se é que existe isso ainda)…só liga na aparencia….deve ser vazio por si só….rsss….

    • MARCOS CUNHA disse:

      Pense muito, pois, para ser um motor 1.0, consome muito.
      possuo um 2010. e estou arrependido.

      Marcos Cunha.

  3. Douglas Ribeiro da Silva disse:

    Eu gostei muito desse novo modelo do ka, mais só tem um problema,
    ele deveria ser quatro portas….
    Se for quatro portas as pessoas iriam gostar mais ainda…
    mais tirando esse problema ele é o maximo….

  4. Claudemir disse:

    Eu já gostava do Ford KA, passei a gostar mais ainda. Sempre tive KA. E posso dizer com conhecimento de causa que é um dos melhores carros já produzidos. Já fui à revendedora Ford e encomendei o meu. É simplesmente maravilhoso. O preconceito fica por parte de quem nunca teve um.

  5. André de Paula Viana disse:

    Esse carro ficou lindo de mais, tirei um kazinho zero km em junho de 2007, mais ja troquei por esse novo, vou pega-lo final de fevereiro, vou conservar a cor preta é linda, mais o prata é lindo tbm, meu pai comprou um prata o dele chega dia 20 desse mes ainda…

    Recomendamos, é um dos carros mais bonitos da atualidade, competindo até com carros mais potentes e maiores…

    Será a revelaçao do ano… podem apostar…

  6. Sem comentários!!! Com certeza será sucesso de vendas, mudou o carro todo e pelas fotos, acho que dará muito trabalho para a concorrencia.

  7. Priscila disse:

    Simplesmente o máximo!!! As pessoas que disseram que não ficou legal e que não combinou o desenho do antigo com o novo, dá dó!!! são pessoas que não são pra frente, não pensam em revolucionar e sim ficar na mesmice. Conselho: “Andem de ônibus”.
    Porque o Ká Flex 2009 é show de bola!!!
    Também já encomendei o meu.

  8. Priscila disse:

    Lindooooooooooooooooooooooooooooooooo!!!!!!!!!!!!!!

  9. FERNANDO MARTINS disse:

    FALTOU ALGUMAS COISINHAS PARA OS OCIONAIS.FREIO ABS É A MAIS IMPORTANTE!CABE SALIENTAR QUE O TETO SOLAR TB!PARA UM CARRO DESSE ESTILO, ESSE ÍTEM IRIA DAR UM CHARME A MAIS PARA ESSE CARRO.O PÚBLICO ALVO, PROVAVELMENTE OS SOLTEIROS AGRADECERIAM POR ESSES ITENS.ESTOU EM DÚVIDA ENTRE O PUNTO E O NOVO FIESTA 2009.MAIS UMA COISA O INTERIOR DELE É MUITO SIMPLES.ONDE ESTÁ O MARCADOR DE TEMPERATURA DO MOTOR, AS RODAS MAIS LARGAS QUE UM MODELO ESPORTIVO REQUER!COMO TODO CARRO QUE VEM PARA O BRASIL ELE PECA EM MUITAS COISAS!

  10. Paulo Silvestre Schmitt disse:

    Gostei muito.
    Custo-benefício só perde para o Uno (porém o Uno tem um visual tenebroso, mais parece um mini-Dobló).
    Faltou airbag na versão 1.0, que não tem nem como opcional.

  11. ricardo disse:

    meu que carro lindo…vou comprar nao ja mas em breve ou seja ja esta na lista de desejos…me conquistou!

  12. Wagner disse:

    O CARRO TÁ SHOWZINHO… FALTOU SÓ UMA VERSÃO 04 PORTAS, E REVESTIMENTO MELHOR NAS PORTAS… A TRASEIRA É O MELHOR DO CARRO… A FRENTE PODERIA TER SAÍDO MAIS INSPIRADA, MAS DÁ CONTA DO RECADO…

  13. graça disse:

    adorei vou pegar o meu dia 19 ele esta lindoooooooooooooooooooooooo

  14. emidio disse:

    Meus deus!!! Que horrrrorrrr!!! Na europa essa aberração (mais parece um carro do final dos anos 70 ou início de 80) só iria ter compradores nos imigrantes brasileiros!!! Que mau gosto!! Porque é que não produzem o Ford KA europeu???!!!

    A Ford europa é das melhores maracas em qualidade e design do mundo… porque é que não adoptam o que é bom???

    • Felipe disse:

      Compadre, Europa é outro mundo! Tbm tenho esse sonho de q os os carros europeus de msm nome sejam produzidos ou trazidos para o Brasil. O Ka europeu vem com um rodão lindo da porra, 5 furos e lindo rodão…se me engano é 16″.

  15. Laís Rampasso disse:

    ADORO ESSE FORD KA, lindo lindo
    estou tirando minha carta com ele, e já me decidi por qual carro escolher
    FORD KA alé de ser lindo é confortavel, grande e super moderno!

    LIIIIIIIIIIIIIIIIINDO

  16. Ezalde Garcia disse:

    O Novo Ka ficou muito bonito,é um show!!

  17. priscila disse:

    acabei de vender meu segundo carro e me apaixonei por esse ka fui ver ja dois o preto e vermelho o vermelho e show de bola lindo , mas muitissimo parecido com o fiesta novo , bom eu particularmente maei e irei compra-lo semana que vem …………….. e lindoooooooooooooooooooooooooooooooooo

  18. Ronald Cruz disse:

    Realmente é outro carro nada parece com o KA antigo .Mudou para melhor

  19. Edson Scheffer disse:

    Eu tenho o KA modelo 2001, com spoiler laterais e aerofolio traseiro, duas voltas das molhas rebaixado, adoro o meu carro. Mas como o tempo passa e o carro vai desvalorizando, estou adquirindo o novo KA 2009.

    Fiz o Test Drive, é mais confortavél, o porta-malas aumentou significativamente, um pouco mais potente também, vale a pena pegar a versão 1.6, sou tamanho se equipara com o pegout 206, mas seus traços lembram o fiesta antigo. Resumindo, o novo KA melhorou sim, mas perdeu sua identidade com toda certeza. Não faz muito, passei pelo meu carro estacionado e pensei: – Com certeza vou sentir saudades!

    Abraços,

  20. Joyce disse:

    Lindo demais!!!
    Já fechamos negócio e o carro até já chegou!!!
    Tô esperando só emplacar, amanhã sai..
    Fizemos o test drive e nos apaixonamos!!!

  21. rafael disse:

    OHH CARRINHO DE MULHER!!! coisa ridicula! se o povo fosse mais exigente como os europeus, nao fariam essa aberraçao andar nas ruas.
    OBSERVAÇAO: como o KA é dirigido pelas mulheres na maioria, muito cuidado ao andar pela cidade, ao ver um KA, saia da frente se possivel. hahahahahahahaah

    • helena disse:

      nossa cara que pessoa revoltada vc e ,calma ,,,,essa revolta e pq vc nao tem condições de comprar um,,,,mais nao esquente ,,, deixe de revolta quem sabe um dia vc consegue…

  22. vanessa disse:

    Vc simplesmente tem inveja, pessoas assim nao chegam a lugar nenhum, se vc dirigisse um saberia q nao e bem assim…
    Não sei o q esta fazendo no site do ka jah que nao gosta dele…
    Espero que mude esse pensamento machista seu…
    Boa sorte
    Espero q um dia tenha um

  23. sueli disse:

    este carro, simplesmennte é lindoooo, espero logo ter um tbm, até julho 2009.Só quem tem bom gosto sabe dar valor nesto lindo carro…

  24. Alexandre disse:

    Galera fiz um teste drive e gostei muito desse novo KA ,o custo beneficio e bom ,se tratando de um carro de partida ,e o design pessoalmente ficou muito show ,ja encomendei o meu completo ,e em comparacao a outros modelos de mesma categoria ,ele realmente e o melhor negocio.

    Abraços.

  25. ALESSANDRA GALVÃO disse:

    EU TENHO O NOVO 2009 É SIMPLISMENTE LINDOOOOOO!!!! COM BANCOS DE COURO , E VIDRO PRETO 20 E DÉMAISSSSSS SÓ QUEM TEM UM PODI DEIZER O QUANTO É MARVILHOSO EU TENHO, OLHA Q EU SOU UMA PESSOA MUITO EXIGENTE , COMPRE VCS TAMBEM , VÃO ADORA…….

  26. Gleici disse:

    Pena q ainda nao posso ter um,mas ano q vem com certeza jah estara a caminho,pois ainda sou de menor….mas adorei o novo design do ka..o qntigo era meio feinho….muito redondo….Mas o ka 2009 eh lindoooooooooooo!!!!

  27. Eduarda disse:

    Simplesmente lindo… comprei o meu já tem alguns dias e é maravilhoso, amei. Realmente o antigo não me agradava muito, mas este está perfeito. Valeu o investimento!!

  28. Andre disse:

    O novo Ford Ka 2009 esta um show de bola adorei demais seu novo design, mais espaçoso e confortavel de se dirigir.

  29. WALMIR disse:

    NAMOREI MUITO ESTE CARRO,ATÉ QUE SEMANA PASSADA CONSEGUI COMPRAR UM PRETO E ESTOU MUITO SATISFEITO,CHAMA MUITO A ATENÇÃO NAS RUAS DE CAMPINAS, ESTOU MUITO SATISFEITO COM ESTE NOVO FORD KA?

  30. Carlos Roberto de Freitas (Petrópolitano) disse:

    ACHEI FANTÁSTICO,LINDO,SO NÃO GOSTA QUEM NÃO TEM CONDIÇÃO DE COMPRAR UM!TÁ NA MINHA ALÇA DE MIRA,TÂO LOGO COMPRAREI UM PARA MIM!

  31. Helenice disse:

    Só faltou + 2 portas,rs! Quase perfeito,porém LINDOOOOOOO…

  32. Nilva disse:

    Estou apaixonaaada pelo novo ford ka!!!Ja pedi o meu..

  33. Brunno melo disse:

    Quero o meu!!
    Verão de KA será tudo de bom!!! hehehehehe

  34. Alexandre Xavier disse:

    Comprei o meu esse mês, meu primeiro carro foi um escorte L 1.6 alcool, e o meu primeiro carro zero é um ford. O custo benefício do carrinho é ótimo, sem contar que é economico 16km por litro, sem contar que ele é lindo, o meu é preto e estou satisfeito com a minha compra.

    carro zero é carro zero ne galera ??
    abraços..

  35. JOSE MARTINS disse:

    Esse novo ford ka 2008/09 é o pior carro que ja tive, desde de zero ja troquei 5 (cinco) vezez a correia da alternador, caixa de direção com coluna, bomba de combustivel, valvula termostatica, o carro esta com 60.000km, mais cuido muito bem dele, agora estava saindo de viagem com a familia ao abstecer e calibrar os pneus liguei a bosta pegou e morreu, depois nao dava mais nenhum sinal de ignição, estou doido para vender mais como esta financiado…estou fu..do

  36. Arcanjo Rafael disse:

    Fala sério hein José Martins, mecânico da concorrencia num pode vir aqui pra depreciar o carro alheio não velho kkkkkkkkkkkkkkkkkkk Tu deve ser mecânico da VW né, dona daquele Gol G5 que só dá pau… ou da Chevrolet, né? Afinal o Celtinha (que não é um carro ruim, mas o KA tá melhor) é concorrente direto do KA… Quem sabe então da Fiat, do palio Deseconomy hein? De economy só tem da parte da fiat, que economizou o que podia pra fazer esse carro careiro ( os Celebrations 2008 é mais negócio)…
    Enfim, todos os carros têm seus pontos negativos e positivos, mas essa porrada de problema que tu falou aí nem o chevete 81 do meu pai dá, kkkkkkkkk

  37. Leonardo disse:

    Estou com um problema parecido com o do José Martins, e de muitos outros donos do novo Ford Ka. Vou vender e nunca mais passo perto de Ford.

  38. Rodrigo Ferreira disse:

    Eu não recomendo o Ford KA, minha mulher compro um modelo 2009 completo, ja saí da loja com o ar condicionado estragado, e duas semanas depois os vidros se desprogramaram e param de funcionar o alarme,me disseram que cada vez que der isso eu tinha que programar os vidros. liguei para o 0800 da ford e para minha surpresa eles falaram que não tem conserto mesmo, que é um defeito de fabrica e que não iam arrumar, ve se pode isso, a ford caiu pra mim, e olha que tenho um fiesta 2001, minha mãe tem um fiesta 2008, minha irmã tem um fiesta 2004 e minha mulher tem um Ka-roça, e as proximas trocas de carro não vai ser mais por um ford, qualquer um mais um ford não, que deixam os clientes na mão sem solução para os problemas do carro, e olha que nem falei dos barulhos que da no fiesta 2009 nos primeiro 10 minutos com ele ligado. Bom desabafei

  39. Gostaria de manifestar a minha insatisfação quanto a esse carro novo Ford ka comprei um zero ano 2009 e tive diversos problemas se for relatar vou ficar o dia todo mas o principal foi no motor que quando dou a primeira partida do dia com o motor frio aparesse uma zuada incrivel como se tivesse tudo solto por dentro apos um minuto ligado a zuada desaparesse já trocaram de tudo na concerçionaria e continua fiz todas as revisoes e agora o carro tem 16.000 km rodados e a garantia acabou a autorizada diz não ter mas o que fazer. e me aconselhou a aguardar um recal pois o mesmo problema acontesse em varios veiculos do mesmo modelo a ford é uma piada.

  40. Mari disse:

    Éita carro lindo!!
    Estou satisfeitíssima com o meu modelo 2009
    VIVA O NOVO!!!

  41. erlani disse:

    Gostaria que saber de pessoas que tiveram problemas com o reservatório de água do novo Ford KA. É uma merda!!!!!!!!!!!!!

  42. Léia fernanda Henke disse:

    erlani,

    acabo de deixar meu carro na oficina da Ford, esta com problema no reservatório de água, um barulho infernal, parace q vai explodir, no site reclame aqui tem muitas outras pessoas com este problema. Amanhã espero ter um retorno da Ford se vão pagar o concerto, afinal meu carro é 2009, tem 21 meses de uso e esta com 15.000 km … é um absurdo!!! Ele é todo barulhento por dentro, já levei meu carro na Ford mais de 5 vezes e nunca conseguiram resolver meu problema, é verdade, o novo Ford Ká é uma Ká-roça …

  43. João Senna disse:

    Olá meus amigos, vivo no Brasil e comprei um.
    estou a ficar preocupado com as queixas que li aqui sobre o motor, mecanica e barulhos!!!
    Entregam-mo amanha acho que vou dar uma pensada!!…

    Quem se queixa do design do carro em relação ao KA original tem TODA a razão!! não tem NADA a ver, são carros completamente diferentes!
    Vejam o KA europeu, esse sim, uma sequencia natural do original (sem falar na qualidade!)
    O Brasil esta em grande desenvolvimento! é um País com um grande mercado e cobiçado pelas grandes marcas.
    O cidadão Brasileiro devia EXIGIR mais qualidade. é um absurdo o que se vê aqui de recall’s . em 43 anos nunca tinha visto nem um!
    Abraços a todos

  44. gabriel h. polla disse:

    E verdade galera onovo Ka é phoda, nao da alegria. Eu tenho o maldito 2009 e nao funciona direito vidro ar condicionado o sistema de arrefecimento vem comprometido de fabrica e o meu 1.0 nunca foi economico nem quando novo. Vo te conta quem pude tem que sai dessa bo..a.

  45. Eliza Godoy disse:

    Sou fã de carteirinha do modelo ford ka…. Ainda mais desse modelo novo, desing moderno e irresistivel… Agora,qm não gosta me faz um favor? Guarde seu mal humor e arrogancia para outraa coisa, valeu?

  46. Joyce disse:

    Tô quase comprando um,ja fui na consecionaria,e estou apaixonada..más aki não é o primeiro lugar onde vejo pessoas relcamando sobre o reservatorio de agua…isso me preocupa..
    No mais o carro é muito estilosi,lindo..

E VOCÊ, O QUE ACHOU DESTA NOTÍCIA?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s