Fiat oferece parceria para produzir futuro Mazda2 na plataforma do Punto


A Fiat está de olho em uma nova aliada para a Europa. Com o fim da parceira com a General Motors, que rendeu o compartilhamento da plataforma do Opel Corsa e de seu Punto, a marca precisa de outra união para ajudar a custear uma nova mecânica. Quem está em situação parecida é a Mazda, cujo hatch Mazda2 não usará mais a arquitetura do Ford New Fiesta. Por isso, os italianos ensaiam um namoro com os japoneses, propondo fabricação europeia e gastos amortizados.

A relação entre Fiat e Mazda começou a se estreitar recentemente. Ambas anunciaram, há pouco tempo, um acordo para montar o Alfa Romeo Spider no Japão, com a plataforma do novo MX-5. Agora, os italianos poderiam ajudar a marca nipônica a obter maior rentabilidade ao contar com um modelo montado no Velho Continente.

Vale ressaltar que a Mazda anunciou a criação do plano global SkyActiv, que compreendia o desenvolvimento de uma série de produtos com plataforma modular e suspensão traseira independente. Na ocasião, engenheiros questionados sobre o futuro do Mazda2 apontaram que o hatch receberia a mesma solução. Logo depois, a área de comunicação da empresa informou que nada estaria definido a respeito disso. É importante lembrar que a renovação do compacto deve acontecer em no máximo dois anos.

À Fiat interessava ter uma aliança com a Suzuki. No entanto, há uma série de impasses para esta relação seguir, como a japonesa já montar o Swift na Europa, por exemplo, e a VW ter participação na empresa. De todo modo, uma união com a Mazda ajudaria a custear o Punto e a dar volume de vendas à planta de Melfi, o que reduziria sua ociosidade e aumentaria seu potencial de ganhos.

About these ads

Sobre Matheus Quintino Pera

"Automovelmaníaco". Mantém um fotolog automotivo desde setembro de 2004 (www.fotolog.com/allthecars). Tem 24 anos, é formado em Jornalismo pela Univali (Itajaí/SC). Atualmente, é colunista do jornal Metas.
Esse post foi publicado em Compactos, Economia, Fiat, Geral, Hatches, Mazda e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

E VOCÊ, O QUE ACHOU DESTA NOTÍCIA?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s