Brasil: carros terão selo ambiental


Todos os automóveis fabricados no Brasil terão de contar com um selo ambiental, que indicará o consumo de combustível e a emissão de poluentes, a partir de outubro deste ano. O anuncio da medida foi feito hoje, em Brasília, pelo ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, em uma audiência pública realizada na Câmara dos Deputados.

A novidade é semelhante à etiqueta utilizada nos eletrodomésticos e já ganhou um apelido: “selo verde”. Seu lançamento oficial será realizado durante o Salão do Automóvel de São Paulo, no dia 30 de outubro. Segundo Carlos Minc, ele fará com que os compradores estejam cientes dos números de consumo e emissões dos veículos e possam contar com tais características para se decidirem em uma compra.

O selo ambiental não é uma invenção brasileira. Na Europa, a prática é tão comum que os últimos eventos automotivos têm tido como tema a preservação do meio ambiente e feito grandes fabricantes disputarem os holofotes. Algumas edições dos grandes, como Genebra ou Frankfurt, têm sido palco de exposição de conceitos e modelos de produção ecologicamente corretos. Na mostra alemã de outubro passado, os dados sobre emissões tinham maior destaque a potência de alguns veículos. Por outro lado, as fabricantes também disputavam acirradamente a tecnologia mais “revolucionária” com motores que emitem menor quantidade de gases e consomem menos combustível.

Tomara que a novidade traga outras tecnologias limpas ao nosso país.

E VOCÊ, O QUE ACHOU DESTA NOTÍCIA?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s