A economia mundial sofreu um baque com a recessão econômica e começa a dar os primeiros passos em muitos países. Na Rússia, que teve afetadas as vendas de automóveis, algumas empresas do setor trabalham para criar um novo conglomercado. De acordo com a agência AFP, três gigantes deste segmento da indústria devem unir suas forças e lançar uma nova companhia.
O novo grupo automotivo seria composto pela AvtoVaz, que produz os veículos Lada, a marca de caminhões Kamaz, que disputa o Rali Dakar, e a produtora de motores AvtoDizel. A companhia contaria com quatro subsidiárias, responsáveis por fabricar automóveis pequenos, caminhões, motores e autopeças. Seu nome já estaria definido: Rosavto. O comando ficaria sob responsabilidade da Russian Technologies, que já atua em diversos setores.
Ao que tudo indica, a união pode dar certo caso haja um acordo mercadológico entre as companhias, evitando forte concorrência. Resta saber o que pensam Renault e Daimler, detentoras, respectivamente, de 25% da AvtoVaz e 10% ad Kamaz.