A Nissan e a fabricante russa AvtoVaz devem assinar uma parceria para produção dos veículos compactos da marca japonesa no país euroasiático. Os modelos devem começar a ser fabricados até 2012, de acordo com a agência Reuters. A informação foi revelada pelo vice-presidente em exercício da empresa da Rússia, Vitaly Vilchik. A companhia já produz veículos da Lada por lá.
Para acelerar o processo de produção, a própria Nissan teria se oferecido para controlar a fabricação de automóveis na unidade da região de Samara. A gigante japonesa inaurugou, recentemente, uma planta em São Petesburgo, com capacidade para 50 mil unidades anuais. No entanto, a diretoria nipônica acredita em uma recuperação do mercado russo e já pensa em reforçar a produção, para atender à demanda.
Os russos veem a negociação com bons olhos, pois tiveram de demitir mais de 27 mil funcionários devido à crise, que afetou bastante o mercado automotivo local. De quebra, o acordo seria facilitado pelo fato de a Renault, parceira da Nissan, deter 25% das ações da AvtoVaz.
Assim, as três empresas poderiam acordar a criação de uma joint-venture para fabricar autopeças na Rússia, além da unidade fabril para automóveis.