Há muito tempo a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) tenta atrair a atenção – e o capital – de grandes fabricantes de automóveis. General Motors, Ford e Volkswagen foram os recentes exemplos da tentativa da entidade em trazer novas companhias à Fórmula 1. Se as duas primeiras preferiram ficar de fora devido à crise, a alemã pensou seriamente na ideia. Por isso, a Volks estaria estudando a possibilidade de fornecer motores na categoria a partir de 2012.
De acordo com o site AutoSport, o representante da VW no automobilismo, o ex-piloto Hans-Joachim Stuck, admitiu que a F1 pode se tornar atraente com algumas mudanças no regulamento. “É natural pensar sobre isso [F1], mas não antes de 2012”, despistou.
Stuck comentou ainda os rumores que diziam que a Volks poderia comprar a Red Bull, há dois anos. “Porque compraríamos uma equipe se podemos fornecer motores para várias delas?”, questionou. Ele ainda justificou o pensamento com o exemplo da BMW. “Eles gastaram muito dinheiro na compra de um túnel de vento e de um supercomputador e agora acabaram fechando as portas. Trabalhar como fornecedora de motores é a melhor alternativa.”
Vale lembrar que a Volkswagen sempre esteve ligada ao mundo do automobilismo. A Audi disputa as 24 Horas de Le Mans, a Seat foi bicampeã no mundial de turismo (WTCC) e a marca VW venceu o último Rali Dakar.