Grupo Fiat revela planos comerciais dos próximos cinco anos


Estava marcada para a última quarta-feira (21) a apresentação de um novo plano estratégico do Grupo Fiat, que vigorará pelos próximos cinco anos. Traçado por Sergio Marchionne, CEO da empresa, ele inclui as marcas da Chrysler (Dodge e Jeep adicionalmente). As novidades foram projetadas para garantir lucratividade e competitividade na Europa e nos EUA, além de outros mercados importantes para as companhias. Novidades sobre Ferrari e Maserati foram comunicadas em separado, por fazerem parte de um “pacote” adicional do conglomerado de Turim. Confira, abaixo, as novidades mais importantes sobre cada divisão do grupo.

ABARTH

De início, não há planos de longo prazo para a divisão esportiva dos carros da Fiat. 500, 500C e Punto Evo serão as únicas ofertas da marca austríaca no presente momento. Posteriormente, deverá contar com novidades quando os subcompactos forem reestilizados, algo previsto para 2012. O Novo Punto, programado para 2013, também deve chegar à empresa.

ALFA ROMEO

A mais importante mudança na Alfa Romeo, no que diz respeito à gama de veículos, será no fim das vendas para o hatch 147, para os cupês GT e Brera e para o conversível Spider. Eles sairão em 2011 e não terão sucessores imediatos – a não ser o primeiro, que já conta com o Giulietta.

Entre os lançamentos, a Alfa programa um sedã e uma perua de portes médios, com o nome Giulia, para 2013. Na mesma plataforma virá um utilitário-esportivo. Esta será a gama responsável pelo retorno da marca ao mercado norte-americano. Para o mesmo ano, a empresa prevê mudanças leves no MiTo, além da adição de uma versão cinco-portas.

Pouco depois, o sedã 159 sairá de vez do mercado, sem previsão oficial para um sucessor, mesma época em que um novo Spider deve vir ao mercado. Para 2014, será a vez de um crossover de alto padrão, como o VW Touareg, além da reestilização do Giulietta.

CHRYSLER & LANCIA

Com planos modestos, a Chrysler deverá deixar o mercado europeu. A Grand Voyager reestilizada, por exemplo, chegará como Lancia ao Velho Continente. Ela sucederá a antiquada Phedra, que sai de linha. Também em 2011, a italiana venderá o novo 300C no continente e lançará a nova geração do Ypsilon.

Para 2012, a ideia é viabilizar a plataforma Compact, dando irgem a uma série de veículos pequenos (para os padrões norte-americanos, claro). Com variações hatch, sedã e perua, a linha chegará aos EUA para suceder o Chrysler Sebring. Em 2012, o monovolume Musa, derivado do Idea, sai do mercado sem previsão de sucessor. Em 2014 chegam o Ypsilon reestilizado e a nova Grand Voyager, enquanto o Delta deixa de ser comercializado.

DODGE

Sem novidades confirmadas, a Dodge deixará o mercado europeu. Apenas alguns modelos que têm identidade própria, como o Challenger, continuarão em oferta na região. Nitro e Journey serão vendidos com a marca Fiat.

FIAT

Mais popular mundialmente, é a que terá mais novidades. Para 2010, o 500C by Diesel tem novidades. Em 2011, chegam o subcompacto Seicento (600), a nova geração do Panda e o reestilizado Linea. A previsão é que o sedã Siena/Albea, a perua Croma e as minivans Multipla e Ulysse deixem o mercado.

Em 2012, a linha 500 ganha retoques visuais leves. Para os EUA, a Fiat prepara um novo modelo de pequeno porte, com variações sedã e perua de cinco lugares. Para a Europa, é a vez do sucessor do Multipla e do lançamento do Journey. Já o comercial Qubo passa por face-lift.

Em 2013 a Fiat criará um novo compacto urbano. É na mesma época em que serão lançadas as novas gerações de Punto e Bravo. Este sai de linha no segundo semestre daquele ano. O crossover Sedici deixa o mercado no mesmo período, não tendo sucessor previsto. Com o acordo entre Suzuki e VW, é provável que não o tenha, de fato. Já para 2014, haverá retoques para Panda, Doblò e Journey.

JEEP

Será a única das americanas a se manter na Europa. Primeiro, ainda neste ano, contará com a nova geração do Grand Cherokee, que chega aos EUA, à Europa e ao Brasil. Em 2011 serão reestilizados o Wrangler, o Patriot e o Compass. Os dois últimos, aliás, já estão previstos para sair de cena em 2013, tendo sucessor único. Nesta época Cherokee Sport ganhará uma novíssima geração.

FIAT PROFESSIONAL

A divisão comercial da Fiat também se mantem em atividade. Doblò Cargo e Panorama ganharão nova variação em 2011, ano em que o Panda Van chega ao mercado italiano. No mesmo ano, brasileiros e italianos recebem a nova geração da Strada, derivada do projeto 326, também previsto para 2011. Fala-se em uma picape média ou grande para 2012, derivada da linha comercial norte-americana Ram. Já em 2013 é o novo Ducato, que chega ao Brasil no fim do ano, receber mudanças visuais leves.

Publicidade

E VOCÊ, O QUE ACHOU DESTA NOTÍCIA?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s