Até então, a entrada da Volkswagen na Fórmula 1 era considerada apenas especulação. O jornal espanhol As havia informado que a marca compraria a estrutura da Hispania Racing, de Bruno Senna, mas nada se confirmou. Agora, porém, a gigante alemã reconhece seu interesse na categoria e afirma que pode entrar na disputa a partir de 2013.
A informação oficial foi confirmada pelo diretor esportivo da Volkswagen, Hans-Joachim Stock. Em entrevista à revista alemã Sport Bild, o executivo explicou que a empresa tem interesse e considera seriamente tal ação. No entanto, só em 2013 o faria. O motivo é o novo regulamento previsto para a F1. Naquele ano, os motores deverão ser de quatro cilindros e com injeção direta de combustível, sobrealimentação e sistema de recuperação de energia cinética. Tais novidades são de agrado da VW por dois motivos: representam economia de custos e são áreas em que a empresa detém alto conhecimento.
Antes de a VW ser aprovada ou mesmo se candidatar, há ainda o fator principal: a aprovação das novas regras para motores. Acontecerá?