A Renault apresentou ontem (1º) a versão definitiva do elétrico Twizy, um de seus destaques para o Salão de Paris. O modelo, movido exclusivamente a eletricidade, é uma proposta de transporte urbano que foca no mercado das… scooters. O segmento é totalmente inédito e pretende trazer a praticidade das motonetas, mas com a segurança e a estabilidade dos carros. O compacto, claro, é inspirado no conceito homônimo apresentado no Salão de Frankfurt do ano passado.
De acordo com a Renault, o Twizy mede 2,32 metros de comprimento, 1,46 m de altura e 1,19 m de largura. O diâmetro de giro é de 3,4 m. Ele conta com quatro rodas e espaço para dois passageiros. O desenho é arrojado, com farois recortados e uma grande lanterna horizontal. Remete a motocicletas com cobertura, como a antiga BMW C1 vendida na Europa. Assim como na citada motonea alemã, o compacto da Renault tem uma união entre o para-brisa e o vidro da parte superior do teto. Por dentro o desenho também é inovador e foi criado com base na necessidade de porta-objetos, espalhados por todos os cantos, com capacidades variando de seis a 51 litros.
Silencioso como todo carro elétrico, o Twizy terá duas opções de propulsão. Uma entrega 5 cv e vai a 45 km/h, sendo destinada aos que não têm carteira de habilitação. A outra conta com 20 cv e máxima de 75 km/h, tendo torque de 6 kgfm e autonomia de 100 km. Não é tanta força, mas é suficiente para a proposta de transporte urbano de duas pessoas com massa de 450 kg. A Renault destaca sempre que seu desempenho é superior ao de outras scooters de 125 cm³, apontando mesmo para elas como suas rivais.
As baterias são de íons de lítio, com recarga total completa em 3h30min e força de 7 kWh. Elas representam quase um quarto (100 kg) do peso do veículo. Elas podem ser recarregadas em tomadas domésticas de 220 volts e 10 ampéres. Para isso, o modelo traz consigo um cabo específico, adaptável para tais pontos de energia.
Para garantir a segurança, além da estabilidade das quatro rodas, o Twizy traz uma série de quipamentos. Há airbag para o motorista (apenas ele fica na frente), cintos de quatro na dianteira e três na traseira e freios a disco nas quatro rodas. Haverá ainda possibilidade de personalização pela equipe da Renault Design, com revstimentos exclusivos batizados de DotDot, Circuit, Totem e outras nove opções.
Fabricado em Valladolid, na Espanha, o Twizy começa a ser vendido na Europa no fim do ano. Terceiro veículo da linhagem elétrica da marca, ele não teve preços divulgados. A Renault explica apenas que “ficarão parecidos com os de um scooter de três rodas”. Aos mais apressados, a pré-venda já começou pelo site da Renault ZE.
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Um comentário sobre “Renault mostra Twizy definitivo em Paris”