A Mitsubishi Motors do Brasil anunciou o investimento de R$ 1 bilhão na fábrica de Catalão (GO). Na planta, a empresa vai produzir o crossover ASX, atualmente importado do Japão, a partir de 2012, graças à injeção de capital confirmada agora. Os recursos também viabilizarão uma modernização nas instalações goianas, para montar unidades do sedã Lancer. Para completar, o parque terá uma ala voltada à fabricação de motores.
Em nota, a representante brasileira da marca japonesa informa que o ASX é o único modelo confirmado para produção nacional, além do Pajero Dakar, anunciado recentemente. A empresa não garante a montagem tupiniquim do Lancer, mas confirma o interesse em participar do segmento de sedãs. Já a unidade destinada à produção de motores deve começar a ser erguida até 2014, fruto dos recursos anunciados hoje. Para preencher outras lacunas, novos modelos devem ser importados.
A planta goiana passará de 180 exemplares fabricados diariamente para 300 unidades por dia até 2014. Com isso, o volume chegará a 100 mil carros por ano. Em atividade desde 1998, a unidade fabril de Catalão já fez mais de 160 mil veículos.