Em uma estratégia ousada de marketing, a Toyota criará perfis de seus veículos na internet. A ideia da empresa é ousada: fazer com que os proprietários se tornem “amigos” (neste meio, óbvio) de seus modelos para receber mensagens importantes relacionadas ao seu “bem-estar”. Entre elas, estão avisos de revisão, que podem ser enviados por SMS ou computador.
A ideia de criar a rede Toyota Friend partiu da união da marca japonesa com a gigante Salesforce, que atua no segmento de softwares “cloud computing” nos EUA. Os alertas partirão deste espaço inédito, com base nas informações de telemetria de cada veículo. A plataforma do sistema será Azure, fruto de outra parceria da gigante nipônica, desta vez com a Toyota.
Inicialmente, apenas carros elétricos e híbridos vendidos no Japão contarão com o sistema – e somente a partir de 2012. Ou seja: teremos de esperar alguns anos para termos acesso a tal novidade.