Já haviam sido flagradas mulas dos crossovers que a PSA preparava para o mercado europeu. Derivados do Mitsubishi ASX, eles reforçam a presença da gigante francesa no mercado, tendo leituras para Citroën e Peugeot. Da parceria nasceram o C4 AirCross e o 4008, seguindo a receita aplicada com C-Crosser e 4007, derivados do Outlander.
Como o ASX é menor que o Outlander, o mesmo acontece com os produtos da PSA. Mas é importante destacar que a empresa francesa resolveu gastar mais para dar mais personalidade ao desenho de suas leituras, tendo o desenho geral bem menos proximidade com o Mitsubishi do que os irmãos maiores.
A dupla se destaca por ter visual que remete às recentes criações de suas respectivas marcas. No C4 AirCross, há farois e lanternas recortados e com desenho irregular, para-choques lisos e tomada de ar de grande proporção separada da grade. As fileiras de LED vistas no DS3 também aparecem no crossover. Da linha C4 veio a janela-espia recortada, aos moldes das ousadias do DS4.
Já o 4008 lembra criações como o 508. As tomadas de ar e os vincos típicos da Peugeot estão lá. Os farois também remetem ao irmão sedã, ainda que tenham um quê do próprio ASX. Na traseira, as lanternas horizontais têm corte mais convencional, sem “rasgos” como no Citroën, e a disposição lembra novamente a linha médio-grande da marca felina.
Alguns detalhes são comuns aos dois modelos. Entre eles, as caixas de roda com apliques plásticos (aos moldes do Tiguan e do próprio ASX), vincos laterais, portas, maçanetas, retrovisores e barras longitudinais do teto. A posição dos farois de longo alcance, bem próximos do chão, é outra similaridade. O interior ainda é desconhecido, mas terá visual não muito diferente nos PSA.
A gama de motores será composta por três propulsores no C4 AirCross e dois no 4008. Ambos usarão os 1.6 HDi, a diesel, de 112 cv e 140 cv. Só o Citroën, porém, contará com o 1.6 16v de 115 cv a gasolina. Ambos oferecerão trações dianteira e integral e transmissões manual e automática.