Já apresentado nos Estados Unidos, o novo Subaru Impreza enfim foi oficializado no Japão. Presente no Salão de Tóquio, o modelo substitui as atuas carrocerias hatchback e sedã na próxima semana. Pouco depois, deve começar a ser exportado ao Brasil.
O visual do renovado Impreza já não era novidade. O estilo inspirado no irmão maior Legacy não nega as origens, embora alguns detalhes da carroceria tenham sofrido duras críticas nos EUA. O que mais se frisou foi a falta de ousadia no design geral, especialmente no que diz respeito à traseira.
O sedã também sofreu com tais críticas. Na terra do sol nascente, porém, o G4 (como se chama o três-volumes por lá) terá missão diferente da do irmão destinado ao mercado do Tio Sam. Haverá, inclusive, versões sem farois de neblina.
No Japão, haverá dois motores inicialmente. O 1.6 substitui o 1.5, enquanto o 2.0 evolui sobre o antigo. Ambos têm cilindros opostos e são apontados pela Subaru como mais econômicos que os blocos da geração anterior. Mais pra frente devem surgir as versões 2.5.
As vendas no mercado nipônico já começaram, com primeiras entregas previstas para a próxima semana. Feita no Japão, a edição destinada ao Brasil não deve tardar a ser oficializada também. Aqui serão oferecidos os mesmos blocos da versão japonesa, com preços mais altos por conta da sobretaxa do IPI.