A Volkswagen pretende ampliar sua presença no futebol brasileiro, uma das melhores maneiras de se investir no mercado publicitário local e chegar a todos os cantos do País. Além de patrocinar o Resende, clube da cidade fluminense onde está instalada sua fábrica de caminhões e ônibus, a empresa negocia com o Vasco da Gama, da capital do estado do Rio de Janeiro. O assunto ainda é sigiloso para as duas partes, mas deve ser concluído em dez dias.
O vínculo seria benéfico para os dois lados. A Volkswagen pretende ampliar sua imagem junto ao público, para retomar a liderança de vendas no País. Rivais como Fiat (Bahia, Vitória, Cruzeiro, Atlético/MG), Chevrolet (Internacional, Grêmio) e Kia (Palmeiras, atualmente) também já investiram nesta seara. Pelo lado do clube carioca, a aliança resolveria o problema financeiro, acentuado pelos atrasos nos patrocínios da estatal Eletrobras. Como o time deve ao governo, precisa de certidões negativas federais para obter a verba e tal processo tem sido cada vez mais dificultoso.
Vale lembrar a VW já foi especulada como patrocinadora do Vasco em 2009 e que, um ano antes, a marca fechou parcerias com vários clubes para fornecer os ônibus oficiais dos times.