A Toyota estuda a possibilidade de fabricar o híbrido Prius em solo brasileiro. De acordo com o site Automotive Business, a marca japonesa avalia a montagem nacional do modelo ecologicamente correto para daqui três anos. A informação partiu do diretor de relações públicas da empresa, Ricardo Bastos, durante um evento voltado a automóveis eléticos em São Paulo (SP).
De acordo com o executivo, o Prius chega ao Brasil ainda em 2012, importado em pequenos lotes do Japão, em preços ainda não-definidos – fala-se, nos bastidores, de algo entre R$ 130 mil e R$ 150 mil. Para a montagem nacional, porém, seriam necessárias mudanças tributárias, que tornassem o modelo mais competitivo. A intenção, segundo Bastos, é oferecer o modelo feito aqui com um propulsor elétrico e outro bicombustível, com base no bloco a gasolina adotado hoje no exterior.
Para ser viável, o Prius teria de contar com um volume anual de pelo menos 50 mil exemplares, com uma parte destinada à América Latina. A fábrica adotada seria a de Sorocaba (SP), recém-inaugurada.
[ Fonte: Automotive Business ]