A Porsche oficializou a nova geração do Cayman, uma das estrelas do Salão de Los Angeles, que abre as portas nesta sexta-feira (30). Completamente revisto, o cupê ganha contornos atualizados, baseados no renovado Boxster, conversível do qual sua plataforma deriva. Ele chega às lojas no ano que vem, desembarcado no Brasil no segundo semestre.
Em termos visuais, o Cayman se reafirma como a variação cupê do Boxster. Apesar da diferença óbvia do teto fixo e do desenho das janelas, o esportivo traz desenho bastante parecido com o do conversível. A maior diferença está no para-choque dianteiro, com tomadas de ar de contornos próprios. As belas lanternas que prolongam o aerofólio integrado à carroceria foram mantidas, e as rodas oferecem modelos contendo de 18 a 20 polegadas de diâmetro. O porta-malas agora leva 425 litros, 15 litros a mais.
O habitáculo apresenta uma importante evolução. Além das linhas – novamente vindas do Boxster -, o acabamento apresenta melhora considerável com a aplicação de materiais de revestimento diferenciados. Há pacotes com couro bicolor para bancos e portas, Como opção, nos equipamentos, surgem o sistema de partida e destravamento das portas sem chave e o controle de velocidade ativo (ACC), que mantém a distância do veículo que segue à frente, além do sistema de som de alta fidelidade da Burmester.
Na mecânica, a Porsche destaca que o novo Cayman ficou até 30 kg mais leve que o antecessor e 15% mais econômico, dependendo da versão e do motor escolhidos. A carroceria mescla aço e alumínio e está 40% mais rígida que a do cupê vendido atualmente. O entre-eixos foi alongado em 60 milímetros, conferindo mais estabilidade ao veículo em conjunto dos novos pneus, mais largos. A direção é eletro-mecânica e possui dois estágios de funcionamento, para manobras e alta velocidade.
A gama de motores conta com duas opções. De entrada, há o 2.7 de seis cilindros opostos (tipo boxer), capaz de gerar 275 cv (7.400 rpm). O outro é o 3.4, também de seis cilindros boxer, com 325 cv (7.400 rpm). Ambos contam com transmissão manual de seis marchas e caixa automatizada de dupla embreagem (PDK) e sete relações como opção.
Segundo a Porsche, o Cayman 2.7 acelera 0 de a 100 km/h em 5,7 segundos (5,4 s com o PDK) e alcançada 266 km/h (264 km/h). As médias ficam em 12,3 km/L e 192 gramas de CO2 por quilômetro para o manual e 13,2 km/L e 180 g/km para o PDK. No Cayman S, com bloco 3.4, o 0-100 km/h é cumprido em 4,9/4,7 s, com máxima de 283/281 km/h. As médias ficam em 12,2/12,7 km/L e 206/188 g/km. Ajudando a baixar o consumo, há comando de válvulas variável (VarioCam Plus), sistema de recuperação de energia (Kers), injeção direta (FSI) e desligamento automático (Start&Stop).
Para segurar os novos propulsores, o cupê recebeu novo sistema de freios. O S conta com o mesmo conjunto do 911 Carrera, com discos maiores. Em opção, há o conjunto de cerâmica (PCCB), com 350 milímetros de diâmetro nas quatro rodas, seis pistões nas dianteiras e pastilhas pintadas em amarelo.