Após rumores e um teaser, a Renault enfim apresentou seu crossover compacto para a Europa. Trata-se do Captur, que adota o mesmo batismo do conceito que ajudou a antecipar sua nova linguagem visual e chega para enfrentar Nissan Juke e Kia Soul. Especula-se que ele também vá ser vendido no Brasil, para reforçar a presença da marca nos segmentos mais caros.
Com a plataforma do Clio de quarta geração, o Captur é ligeiramente mais comprido (4,12 metros). Seu desenho até lembra o do hatch, mas há soluções próprias de design – a maçaneta traseira, por exemplo, não se esconde na coluna, como no irmão. Além disso, o crossover foca na customização, adotando tons diferentes para a partes inferior e superior da carroceria.
No habitáculo, novamente o parentesco com o Clio IV se confirma. O painel tem linhas gerais e distribuição de elementos parecidas, enquanto o quadro de instrumentos é basicamente o mesmo. No centro, o sistema multimídia R-Link, item de série, dá o ar da graça. As portas têm contornos próprios.
Versões e motores do Captur só serão detalhados no Salão de Genebra, em março. No entanto, já é possível adiantar que, além dos citados rivais, o Renault brigará com modelos como o Chevrolet Trax e o Peugeot 2008 na Europa. No Brasil, seu papel seria fazer mesmo frente ao Soul e similares.
A produção do crossover ficará a cargo da fábrica de Valladolid, na Espanha, onde são feitos os monovolumes Modus e Grand Modus. Ambos, aliás, darão lugar a uma nova minivan compacta, derivada do conceito R-Space.
VEM AÍ A 9ª ELEIÇÃO ALL THE CARS: AO FINAL DE JANEIRO, ESCOLHA OS MELHORES CARROS DO BRASIL EM 2012
Esse carro ficou muito bonito, anos luz mais bacana que um Renaut Duster, ou melhor, Dacia. Infelizmente, acho pouco provável que o veremos por aqui, ou se vier a ser vendido, custará uns R$- 80.000 pelo menos. Apesar do carro ter perdido boa parte da ousadia e inovação apresentada na versão conceitual, ele ainda continua sendo muito interessante!