Segmento – Categoria um tanto esquecida – como também os segmentos de peruas e minivans sem geral -, a de familiares de luxo tem como novidades a sueca V60, considerada favorita à vitória pelo seu dinamismo e nível de equipamentos, e a segunda geração do Classe B, modelo completamente revisto e refinado frente ao antecessor, apontado como forte concorrente. A Passat Variant, atual campeã, corre por fora.
Atual Vencedor – Volkswagen Passat Variant
Favorito – Volvo V60
Potencial Surpresa – Mercedes-Benz Classe B
Chrysler Town&Country – Sem novidades ao longo do ano, a Town&Country segue se destacando pelo elevado nível de equipamentos de série. Como vem do Canadá, também cobra pela lista recheada de itens de fábrica. Tem estilo conservador e acabamento de qualidade. Chega em duas versões (Touring e Limited), sempre com motor 3.6 V6 de 283 cv (G). A partir de R$ 170.900 (3.6 Touring).
Citroën C5 Tourer – Outro modelo inalterado durante 2012, o C5 Tourer apenas complementa a gama da marca francesa no País. Deve perder espaço com a chegada do premium DS5, na primeira metade de 2013. Tem versão única (Exclusive), com motor 2.0 16v de 143 cv (G). A partir de R$ 107.980 (2.0 Exclusive).
Kia Carnival – Também sem modificações, a Carnival teve apenas reajuste nos preços ao longo do ano. A minivan, trazida da Coreia do Sul, ficou mais barata em seus dois catálogos, mantendo o nível de itens de série. Em versão única, tem motor 3.5 V6 de 276 cv (G). A partir de R$ 119.900 (3.5).
Mercedes-Benz Classe B – Último colocado em 2011, o Classe B foi completamente renovado, ganhando desenho esportivo, interior refinado e melhor aproveitamento de espaço interno. Por outro lado, também está mais caro. Vindo da Alemanha, a minivan conta com duas versões (B200 e B200 Sport) sempre com motor 1.6 Turbo de 156 cv. A partir de R$ 115.900 (B200).
Volkswagen Passat Variant – Atual campeã, a Passat Variant, renovada por completo em 2011, passou por 2012 sem sofrer modificações. A perua alemã segue como referência em refinamento, cobrando no preço final pelo acerto mecânico. Chega em versão única, sempre com motor 2.0 TFSI de 211 cv (G). A partir de R$ 118.657 (2.0).
Volvo V60 – Importada da Suécia, a V60 é a estreante da categoria. Derivada do S60, ela aposta em um estilo mais dinâmico, que consagrou os irmãos sedã e crossover (XC60). Para atrair os jovens, o modelo vem sempre com o kit esportivo R-Design. Tem três versões (T5, T5 Dynamic e T6), com dois motores: 2.0 Turbo de 240 cv e 3.0 Turbo de 304 cv (G). A partir de R$ 130.900 (T5).
Para votar, copie e cole a lista abaixo, dando notas de 5 a 10:
Chrysler Town&Country –
Citroën C5 Tourer –
Kia Carnival –
Mercedes Classe B –
VW Passat Variant –
Volvo V60 –
Chrysler Town&Country – 8.5
Citroën C5 Tourer – 8.5
Kia Carnival – 8.0
Mercedes Classe B – 8.5
VW Passat Variant – 9.0
Volvo V60 – 9.5
Chrysler Town&Country – 10,0
Citroën C5 Tourer – 8,0
Kia Carnival – 7,0
Mercedes Classe B – 9,5
VW Passat Variant – 9,5
Volvo V60 – 10,0
Chrysler Town&Country – 8,0
Citroën C5 Tourer – 8,0
Kia Carnival – 8,0
Mercedes Classe B – 9,5
VW Passat Variant – 9,0
Volvo V60 – 10,0
Chrysler Town&Country – 9
Citroën C5 Tourer – 8
Kia Carnival – 8
Mercedes Classe B – 9
VW Passat Variant – 9
Volvo V60 – 7
Chrysler Town&Country – 9.0
Citroën C5 Tourer – 7.5
Kia Carnival – 8.0
Mercedes Classe B – 7.5
VW Passat Variant – 9.0
Volvo V60 – 10.0