A Renault apresentou a “segunda geração” do Logan ao mercado brasileiro. Mantendo a plataforma B0, amplamente modificada, o sedã foi completamente renovado, ganhando visual mais elegante e acabamento mais esmerado. Ele se adequa à nova linguagem visual global da marca francesa e traz, entre outras novidades, o novo acabamento topo-de-linha Dynamique. Por ora, a transmissão automática deixa de ser oferecida, mas volta no ano que vem. A linha 2014 do compacto parte de R$ 28.990.
Em termos estéticos, o Logan 2014 se atualiza como um todo. A carroceria perde o perfil “quadradão”, adotando linhas mais suaves. A dianteira apresenta faróis biparábola mais horizontais, grade com o losango da marca avançando sobre o capô e para-choque mais envolvente, com um friso cromado unindo as luzes de neblina nas versões mais caras.
As laterais mantêm a identidade do sedã. No entanto, portas traseiras e coluna C têm contornos mais sinuosos, casando melhor dianteira e traseira. Os retrovisores maiores – com repetidores integrados nos modelos mais equipados – e os vincos e maçanetas que lembram o Chevrolet Cobalt reforçam o apelo moderno do três-volumes.
Atrás, o ganho em requinte se deve às lanternas mais complexas, com cromados na parte interna. Elas invadem mais a lateral e perdem a distribuição vertical, influenciando também no corte da tampa do porta-malas. Este pode ainda receber um aerofólio, parte da linha de acessórios composta também por saias laterais.
No interior, grata surpresa. O Logan ganha montagem mais cuidadosa e linhas inspiradas. O volante multifuncional é novo e o console, destacado e com o sistema MediaNAV (opcional), lembra o Clio europeu. O ar condicionado digital (opcional) veio do irmão do Velho Mundo. O acabamento interno, em geral, melhorou bastante, com peças em aço escovado e cromadas, embora as versões de entrada passem a contar com apoios de cabeça costurados aos bancos, como em Chevrolet Celta e Fiat Uno. Para completar, o quadro de instrumentos foi emprestado pelo Fluence.
Nas medidas, o Logan segue com a receita que o consagrou, focando no espaço interno. São 2,63 metros de entre-eixos e 510 litros no porta-malas. O comprimento de 4,35 metros já não é dos maiores da categoria, mas ao menos o mantém na média atual.
ITENS EM DESTAQUE
Nascido para ser espartano, o Logan ganhou mais requinte em sua segunda linhagem, a fim de enfrentar melhor a concorrência, cada vez mais acirrada. Por isso, ganhou ar condicionado digital e automático similar ao do Clio europeu. O modelo recebeu também sensor de obstáculos traseiros, controlador e limitador de velocidade, indicadores de direção integrados aos retrovisores e o sistema MediaNAV 1.2, com tela de sete polegadas e dicas de condução.
MOTORES
A gama de propulsores do Logan passa a ser composta por apenas duas opções, com o 1.6 16v deixando de ser oferecido no momento. De entrada, há o revisto 1.0 16v. Com taxa de compressão elevada de 10:1 para 12:1 e novos bielas, junta do cabeçote, bomba de óleo, pistões e mais outras 65 peças atualizadas, ele passa a entregar 77 cv com gasolina e 80 cv com etanol, sempre a 5.750 rpm. O torque fica em 10,2/10,5 kgfm (G/E) a 4.250 rpm. A Renault fala em médias urbanas de 8,1/11,9 km/L (G/E) e rodoviárias de 9,2/13,4 km/L (G/E). Para ajudar a alcançar tais cifras, há um indicador de mudança de marcha.
A outra opção é o 1.6 8v. Também modificado, embora já oferecido até então, o propulsor gera 98 cv com o derivado fóssil e 106 cv com o combustível vegetal. O torque fica em 14,5/15,5 kgfm.
VERSÕES
Agora, a gama de versões do Logan é composta por três catálogos. De entrada, há o Authentique, movido somente com o motor 1.0, que parte de R$ 28.990, agora com apoios de cabeça fixos. Ele sai de fábrica com airbag duplo, freios antitravamento (ABS) com distribuição eletrônica (EBD), rodas de 15 polegadas (185/65) com calotas, regulagem interna do retrovisor, aberturas internas de tanque e porta-malas e espelho no para-sol do carona. Entre os opcionais, há ar condicionado, direção hidráulica, regulagem de altura da coluna de direção e desembaçador traseiro.
Na faixa intermediária aparece o modelo Expression, com propulsores 1.0 (R$ 33.390) e 1.6 (R$ 39.440). Além dos equipamentos do Authentique, ele adiciona direção hidráulica, rádio double-din com Bluetooth e USB, vidros dianteiras e travas elétricos, banco traseiro rebatível, computador de bordo, acabamento em preto na coluna B, retrovisores e maçanetas na cor da carroceria, desembaçador traseiro e alarme. O ar condicionado é opcional no 1.0 e de série no 1.6. A lista de adicionais conta com sistema multimídia MediaNAV e sensor de obstáculos traseiros.
O novo topo-de-linha é o Dynamique 1.6 (R$ 42.100). Com os mesmos itens do Expression 1.6, ele acrescenta rodas de liga leve de 15 polegadas, faróis de neblina com acabamento cromado, volante em couro, bancos com revestimento exclusivo, assentos posteriores rebatíveis e bipartidos (33/67) e vidros traseiros e retrovisores com pisca elétricos. Os opcionais são:controle de velocidade (piloto automático), sensor de obstáculos, ar condicionado automático, sistema MediaNAV e termômetro externo.
Há ainda uma linha de acessórios exclusiva, com itens como os já citados spoilers laterais e aerofólio, partes do Kit Sport. Há também engate traseiro, alarme, escape com ponteira cromada, luzes de neblina e sistemas de som.