A Subaru já está comercializando a nova geração do Forester no Brasil. Como política da representante, Caoa, não há ainda uma divulgação oficial, mas o crossover pode ser reservado nos concessionários tupiniquins. Um ano após sua oficialização, o SUV desembarca por aqui em duas versões, partindo de R$ 115 mil.
Em sua nova linhagem, o Forester cresceu 3,5 centímetros em comprimento, totalizando 4,59 metros, com ganhos de 2,5 cm em entre-eixos (2,63 m). O design ficou mais arrojado, inspirado no renovado Impreza. O interior foi amplamente modificado, ganhando linhas mais inspiradas e melhor acabamento. A lista de itens de série conta com sistema multimídia, som Harman-Kardon, navegador por GPS, câmera de ré, faróis de xenônio, teto solar, seis airbags e bancos em couro, seja na versão S ou na topo-de-linha XT Turbo (R$ 140 mil).
As duas versões se diferenciam especialmente pelo propulsor. A S adota um 2.0 de quatro cilindros opostos (boxer) de 148 cv (6.000 rpm) e 20 kgfm (4.200 rpm), sempre com transmissão continuamente variável (CVT) Lineartronic. Ela possui opção de trocas sequenciais com seis relações pré-definidas. A XT utiliza o mesmo motor, porém com auxílio de turbo, fornecendo 240 cv (5.600 rpm) e 35,7 kgfm. O CVT é o mesmo Lineatronic, porém com oito marchas “simuladas” no modo sequencial. Como tradição, a tração integral (AWD) é item de série e conta com diferencial traseiro com deslizamento limitado (LSD).
OBS.: Imagens ilustrativas