A aliança Renault–Nissan bateu seu recorde global de vendas pelo quinto ano consecutivo. Em 2013, a dupla chegou a 8,27 milhões de emplacamentos, com alta de 2,1%. O avanço se deve à demanda elevada em Estados Unidos e China, além do sucesso da Dacia na Europa.
Ao todo, foram vendidos 8.266.098 unidades absolutas pelo conglomerado. A quantia considera produtos das marcas Renault, Nissan, Infiniti, Venucia, Dacia e Avtovaz/Lada. O Grupo Renault, sozinho, avançou 3,1% sobre 2012 (2.628.208 carros), crescendo 2,4% na retraída Europa (-1,7%). A parte francesa destacada ainda ter reduzido a dependência do Velho Continente, com mais de 50% das vendas fora da região.
Pelo lado da Nissan, o acréscimo foi de 3,3% sobre 2012 (5.102.979 exemplares), com sucesso em China e Estados Unidos, comercializando mais de um milhão de carros em cada. Já a Avtovaz caiu 12,1%, principalmente pela desaceleração da Rússia. Por lá, o conglomerado detém 29,7% de fatia. A marca Renault cresceu 10,8% naquele país, seu terceiro maior mercado, atrás apenas de França e Brasil.
MAIORES MERCADOS DA RENAULT-NISSAN
Pos. – País – Unidades – Participação local
1 – China – 1.300.324 – 6,1%
2 – EUA – 1.248.421 – 8%
3 – Rússia – 821.404 – 29,7%
4 – Japão – 682.592 – 12,7%
5 – França – 612.885 – 28,4%
6 – Brasil – 314.158 – 8,8%
7 – México – 285.650 – 26,9%
8 – Alemanha – 218.693 – 6,9%
9 – Reino Unido – 205.334 – 8,1%
10 – Turquia – 164.001 – 19,3%