Completamente reformulado, Audi A3 foi escolhido por um júri global especializado como a melhor novidade do setor
Como é tradição, o Salão de Nova York surge como palco de anúncio da escolha do Carro Mundial do Ano, após a revelação dos três mais votados no Salão de Genebra. Agora já se conhece o vencedor da edição 2014: trata-se do Audi A3. O modelo sucede seu irmão de projeto e plataforma, Volkswagen Golf, na escolha de jornalistas especializados de todo o planeta. Na ocasião, o WCOTY também teve confirmados os ganhadores das categorias Design, Desempenho, Luxo e Verde.
Para se sagrar campeão, o A3 enfrentou forte concorrência. A nova geração do Mazda3 foi bastante elogiada em todo o mundo, podendo ser inclusive a “arma” para que a japonesa volte a operar no Brasil. Já o BMW Série 4 substitui com louvor o Série 3 Coupé, sendo a nova referência entre os cupês do trio germânico. É o terceiro título consecutivo do Grupo Volkswagen, que levou o caneco também em 2012 com o Up!.
Como se sabe, há outras disputas além da categoria principal. Nos modelos de luxo, o vencedor foi o Mercedes-Benz Classe S, superando Bentley Flying Spur e Land Rover Range Rover Sport. No desempenho, nem os casos de incêndio apagaram, com o perdão do trocadilho, o brilho do Porsche 911 GT3, que foi o preferido entre Chevrolet Corvette e Ferrari 458 Speciale. Para o Design e o Verde, o escolhido foi o BMW i3. No primeiro troféu, ele se sobressaiu ante Mazda3 e o Mercedes-Benz Classe C. No segundo, ganhou de Audi A3 G-Tron/E-Gas e Volkswagen XL1.