Completamente revisto, comercial leve da Fiat muda seu perfil, adotando desenho um pouco mais conservador que o do antecessor
O Brasil ainda não ganhou a terceira geração, mas a Europa acaba de conhecer a reestilização de meia idade do Fiat Ducato. Ao seu lado, o comercial leve é apresentado junto dos irmãos franceses Citroën Jumper e Peugeot Boxer. O trio, fruto de uma aliança entre os dois grupos, se renova por completo, com ligeiras alterações de personalidade entre cada um. As vendas começam nas próximas semanas.
Seguindo a receita atual, os três produtos são praticamente idênticos, mudando apenas as grades, cada qual adequada à linguagem de sua marca. Sobre os modelos vendidos até agora, sai de cena um design mais ousado, com faróis “recortados”, dando lugar a conjuntos ópticos mais conservadores e com fileiras de LED integradas. Os para-choques contribuem para um visual moderno, adotando linhas rebuscadas em tomadas de ar e luzes de neblina.
Nas laterais, o padrão retilíneo se mantém. O perfil fica mais arrojado com o corte em dois níveis para as janelas, integrando o trilho das portas laterais aos vidros. Atrás há apenas fotos do Jumper, cujas lanternas são baixas e verticais, como atualmente, sem grande ousadia. O puxador da porta traseira bipartida é semelhante às demais maçanetas.
O habitáculo também só foi mostrado pela Citroën. De todo modo, ali deve haver mudanças ainda menores, adotando-se apenas logos próprios e softwares personalizados no sistema multimídia. Painel, quadro de instrumentos, volante e revestimentos de bancos e portas serão os mesmos.
Assim, inevitavelmente os motores também se assemelham. Os quatro são a diesel: 2.0 de 115 cv (110 cv na PSA), 2.3 de 130 cv, 2.3 de 150 cv e 3.0 de 180 cv. A tecnologia é chamada MultiJet pela Fiat e HDi pelas francesas. A transmissão é sempre manual de seis marchas e os três propulsores mais potentes podem optar por uma caixa automatizada com o mesmo número de relações. A PSA fala na oferta de desligamento automático (Start&Stop) em variações chamadas e-HDi, tecnologia não confirmada para o Ducato.
As possibilidades de combinações são diversas. As carrocerias podem ser furgão para cargas ou passageiros, com variações em número de assentos, altura e comprimento do espaço para bagagens e distância entre-eixos, e picapes de cabines simples ou dupla. De série, há itens como freios antitravamento (ABS) com distribuição eletrônica (EBD) e controle de estabilidade (ESP). Os mais equipados podem contar com auxílio de partida em rampa, aviso de mudança involuntária de faixa, leitor de sinais de trânsito, ar condicionado automático de duas ou mais zonas, controle de velocidade adaptativo, câmera traseira, entre outros.