Crossover alemão se renova por completo para se armar contra futuros rivais de Audi, Bentley e Mercedes-Benz
Seis anos e mais de 250 mil unidades depois, o crossover X6 ganha uma nova geração. O “criador” do segmento dos SAC, sigla em inglês para Cupê de Atividade Esportiva – uma variação do que são os SUVs (utilitários-esportivos), o modelo da BMW se renova por completo em termos mecânicos e estilísticos. No entanto, ele não perde a identidade, mantendo a carroceria alta com teto de queda acentuada. O crossover se reforça para ganhar mais mercado e se proteger de futuros concorrentes, como o Mercedes-Benz MLC e o Audi Q6.
Como o antecessor, o novo X6 se inspira no X5, de quem toma emprestada a plataforma, para ganhar vida. Agora os faróis tocam a grade, que ficou maior e mais lapidada, e têm corte mais retilíneo. No restante da dianteira, uma evolução natural do design do primeiro produto. As laterais mudaram bem menos, para manter o perfil do crossover, e apenas uma análise mais demorada faz serem notados portas, vincos e vidros diferentes. Na traseira, as lanternas altas invadindo a tampa do porta-malas, as saídas de escape integradas ao para-choque e o vidro inclinado são outros sinais da manutenção da identidade do X6.
O interior evoluiu naturalmente, novamente pegando emprestadas as formas do X5. Não há qualquer revolução no tradicional habitáculo das BMW. O porta-malas agora comporta 580 litros, pouco mais que os 570 L do atual. Não faltam itens como projetor de dados no para-brisa (HUD), tampa do bagageiro com acionamento elétrico, faróis adaptativos, iluminação interna personalizável, sistema de som Bang & Olufsen e rodas até aro 20″.
Para o lançamento na Europa estão confirmados três motores. A gasolina, atuará sozinho o 4.4 V8 de 450 cv (xDrive50i). A família a diesel contará com o 3.0 de 258 cv (xDrive30d) e o 4.0 de 381 cv (xDrive50d). Em 2015, chegam o 3.0 de 306 cv (xDrive35i) e o 3.0 de 313 cv (xDrive40d). A transmissão é automática sequencial de oito marchas com trocas no volante, que ajuda a melhorar o consumo em até 22% frente ao X6 atual, e a tração é sempre 4×4.
O novo X6 chega às ruas da Europa em dezembro.