Crossover é peça-chave na reestruturação da Lada; modelo definitivo será inspirado no conceito XRay (acima)
Boas notícias para a indústria automotiva russa. Apesar do risco de fechamento de fábricas (leia aqui), a forte montadora local Lada, da AvtoVaz, está para começar sua reestruturação. A informação foi passada pelo novo CEO, Bo Andersson. O executivo afirmou que a empresa voltará a fechar as contas no azul ao repaginar sua gama, modernizar processos e fazer uso das mecânicas e tecnologias da Renault–Nissan, que adquiriu a empresa recentemente. Ele pretende ainda expandir a atuação da marca para a parte ocidental da Europa, alavancando seu potencial de mercado.
O ponto-chave para a Lada é manter a liderança na Rússia, agora mais exigente com o crescimento do poder de compra e a maior oferta de produtos. Assim, será crucial à empresa mudar sua imagem, tornando-a menos “baixo custo”. Aos poucos, motores, plataformas e transmissões das novas aliadas serão empregados em projetos completamente novos, o que deve torná-la uma companhia mais competitiva frente às “estrangeiras”.
Símbolo da Lada, o veterano Niva ainda tem mercado em sua terra natal: a produção está confirmada até 2016
Em nível de exportação, a AvtoVaz depende muito de mercados como a Ucrânia, que sofre com a crise política, prejudicando as vendas. Por outro lado, a empresa se faz presente também em países de menor volume, como Egito, Bielorrússia, Azerbaijão, Peru, Cazaquistão, Tunísia e Nicarágua. Mas há outros focos, como Finlândia, Noruega e Suécia, onde a presença é reduzida. Na Rússia, a meta é aumentar a participação de 17% para 20% até 2016. Brasil, China e Índia estão fora dos seus planos. Já a União Europeia é ponto de interesse e terá as regulamentações respeitadas para a venda de produtos feitos pela marca, além de terem modificações para atender à demanda do público da região.
Para isso, a Lada trabalhará em dois produtos. Um deles seria o inédito sedã Vesta, que atuaria no lugar do Priora, versão amplamente modificada do velho 110, que deve ser descontinuado nos próximos meses. Com visual mais moderno e mecânica adequada à legislação europeia, teria potencial para alavancar a imagem da marca como divisão de baixo custo. O crossover derivado do conceito XRay também deve ganhar as ruas, recebendo mecânica Renault, com opção de tração 4×4.