Ford Ka+ chega com motores 1.0 e 1.5 por R$ 37.890


Ford Ka Plus 2015 def 01Sedã compacto da Ford faz sua estreia mirando famílias; sucessor do Fiesta RoCam, ele enfrenta Prisma, Logan e Voyage

Depois de tanto mistério, a Ford enfim lança a variação sedã do Ka no Brasil. Fazendo sua estreia global por aqui, o Ka+ adota a mesma estratégia do irmão hatch. Diferentemente do que se especulava, a opção de motor 1.0 surge desde sua apresentação, enquanto o propulsor 1.5 se estende ao dois-volumes. Mirando principalmente em Chevrolet Prisma e Volkswagen Voyage, o Ka+ tem preços entre R$ 37.890 e R$ 47.490. Ele e o Ka chegam às lojas em setembro.

O visual do Ka+ já era conhecido desde a apresentação do conceito Ka Sedan na Índia. A própria Ford divulgou, posteriormente, imagens que revelavam partes do novo modelo, simplificado em relação ao protótipo. O estilo foge um pouco das últimas criações da empresa na parte traseira, onde as lanternas não invadem a tampa do porta-malas. Não faltam vincos como solução para incrementar o visual, seja nas laterais ou na parte posterior. A frente e as portas são comuns ao Ka.

Ford Ka Plus 2015 def 02

O habitáculo segue os passos do irmão hatch. O painel é semelhante, com acabamento simples, mas aparentemente justo. Seu porta-malas comporta 445 litros, quase 200 mais que o Ka (257 L) e pouco menos que o Prisma (500 L) e o Logan (510 L). Ele mede 4,25 metros de comprimento, 1,70 m de altura, 1,53 m de largura e 2,49 m de entre-eixos. Para comparação, os rivais de Chevrolet (4,27 m de comprimento e 2,52 m de entre-eixos) e Renault (4,30 m e 2,63 m, respectivamente), têm porte maior.

Ford Ka Plus 2015 def 03

Mantendo também a estratégia do Ka, o Ka+ oferece três níveis de equipamentos: SE, SE Plus e SEL. De série, todos os exemplares saem com direção elétrica, ar condicionado, desembaçador traseiro, sistema de som com USB e Bluetooth, vidros dianteiros e travas elétricos, rodas aro 14″ com calotas e os obrigatórios airbag duplo e freios antitravamento. Com motor 1.0, sai por R$ 37.890, subindo para R$ 42.890 com o 1.5.

Acima aparece o SE Plus (R$ 39.890 com 1.0; R$ 44.890 com 1.5). Ele dispõe dos mesmos itens do SE, adicionando o comando elétrico para os vidros traseiros e o sistema de conectividade Sync. Já o topo-de-linha SEL (1.0 por R$ 42.490; 1.5 por R$ 47.490) agrega ao SE Plus equipamentos como rodas de liga leve de 15 polegadas (195/55), controles de tração (TCS) e estabilidade (ESC), auxílio de partida em rampa (HLA), faróis de neblina, computador de bordo, alarme, lanternas escurecidas e ajuste de altura do banco do motorista. Como o Ka, ele fica devendo retrovisores elétricos.

MOTORES

Os propulsores do Ka+ são conhecidos. O de entrada é o 1.0 de três cilindros anunciado com o Ka. Mais potente entre os que têm deslocamento de até um litro no Brasil, ele entrega 80 cv com gasolina e 85 cv com etanol, a 6.500 rpm. O torque é de 10,2/10,7 kgfm, respectivamente, obtidos a 3.500 e 4.500 rpm (G/E).

O outro é o 1.5 16v já adotado no New Fiesta. Ele entre 105 cv com gasolina e 111 cv com etanol a partir de 5.500 rpm. O torque máximo é de 14,7/14,9 kgfm a 4.250 rpm. Como no irmão maior, não há opção de transmissão automática ou automatizada de dupla embreagem (PowerShift), oferecendo-se somente o câmbio manual de cinco marchas.

Com três anos de garantia, o Ka+ chega às lojas com as seguintes opções de cor: as sólidas branca Vanilla, branca Ártico, preta Ebony e vermelha Arpoador; as metálicas laranja Savana, prata Dublin e prata Riviera; e a perolizada vermelha Merlot.

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