Nova “cara” dos veículos russos estreia na versão definitiva do Vesta, acima, prevista para setembro de 2015
Conhecida no Brasil pelos projetos antiquados – e fora daqui pelo acabamento parco e visual simplista -, a russa Lada quer mudar sua fama. E os primeiros projetos para marcar a nova era foram oficializados no Salão de Moscou, que abre as portas nesta semana. São eles o SUV X-Ray, praticamente pronto para produção, e o sedã Vesta, que mostram como ficará a cara dos futuros modelos da empresa.
Com desenho moderno, reforçado pelos faróis complexos, a Lada segue a tendência do mercado. “Atualmente, aposta-se em uma frente horizontal. Focamos neste sentido, mas com um diferencial: design frontal em X”, explica o chefe de estilo da russa, Steve Mattin. A letra seria, portanto, a identidade visual da empresa, com a união de faróis e luzes de neblina, passando por grade e tomada de ar. Além do design, a mecânica será fundamental, com componentes fornecidos pela Renault–Nissan, acionista majoritária (67,1%) da AvtoVaz, a quem pertence a Lada.
O Vesta será o responsável por estrear comercialmente a linguagem. Previsto para setembro de 2015, o sedã de 4,4 metros de comprimento substituirá o antiquado Priora, segundo modelo mais vendido da Lada. Para isso, além da evolução em design, ele apresenta uma construção mais esmerada, vista por fora e por dentro. Ele ainda terá uma variação para disputar o mundial de turismos (WTCC).
A outra novidade é o crossover X-Ray. Com linhas arrojadas, ele se mostra como o futuro da Lada desde 2012, quando surgiu seu primeiro conceito. A versão definitiva chega em 2016, mas não muda muito frente ao protótipo das fotos. Como no sedã, alguns componentes ainda são provisórios, mas não influenciarão muito no resultado final.