Mercedes-AMG GT chega para enfrentar o Porsche 911


Mercedes-Benz AMG GT 01Esportivo substitui indiretamente o SLS, tornando-se o único superesportivo de projeto da Mercedes-AMG

Já não era segredo: a Mercedes-Benz preparava um cupê mais acessível para brigar com esportivos menos monstruosos como seu SLS. A arma para brigar com o Porsche 911 está aqui: se chama GT, um granturismo até no nome. Com uma linguagem que lembra outros modelos da marca alemã, incluindo antecessores, e até rivais, o modelo também estreia a linhagem MercedesAMG, que identificará os futuros produtos nascidos desde a prancheta sob a tutela de seu braço esportivo. Inimigo também do Audi R8, ele chega às ruas europeias em abril de 2015.

Mercedes-Benz AMG GT 07No aspecto visual, o agora único esportivo da AMG – o SLS saiu sem deixar substituto direto – traz um pouco do que já se viu na Mercedes. A frente possui um capô longo, seguindo o conceito roadster já visto nos outros cupês da marca. Os faróis são angulosos e um pouco inclinados, passando agressividade. A enorme grade frontal, com uma barra horizontal centralizada, fica em destaque, conduzida pelos vincos do capô. Há enormes tomadas de ar para resfriar o motor.

Mercedes-Benz AMG GT 03Nas laterais, o perfil se aproxima um pouco do citado 911, principalmente na queda do teto e na vigia. Os para-lamas elevados seguem até a traseira, em solução já vista no Porsche. Marcam presença as saídas de ar nas caixas de roda, característica dos Mercedes. A porta que se abre para cima no SLS foi abandonada em favor de um sistema convencional.

Mercedes-Benz AMG GT 05Atrás, nota-se a ligação do GT com o passado, com a parte posterior inclinada, faltando apenas a “cola de pato” do aerofólio embutido. O para-choque, que incorpora saídas de escape, luz de ré e difusor, sobe até a parte central, onde estão as lanternas horizontais. Estas remetem ao recém-chegado Classe S Coupé. Dali pra cima surge a tampa do bagageiro, que vai até o teto.

Mercedes-Benz AMG GT 06O habitáculo é outra amostra de que a Mercedes-AMG não quis brincar em serviço. De frente, o painel se assemelha a um avião, com o largo console central, envolto de peças em alumínio, avançando até as quatro saídas de ar circulares. A grande tela do sistema multimídia é a mesma vista no Classe S. Ao lado se encontram os relógios do quadro de instrumentos, sem o destaque central do conta-giros visto no 911, e o volante de base achatada. Não faltam bancos esportivos, cromados e couro em diferentes tons. Duas pessoas rodam tranquilas dentro do GT.

Mercedes-Benz AMG GT 08MECÂNICA

O motor utilizado pelo GT havia sido revelado pela Mercedes. Trata-se de um 4.0 V8 biturbo, com injeção direta. Ele tem duas variações de força: 460 cv e 61,2 kgfm e 510 cv e 66,3 kgfm, esta última pra a versão S. A transmissão é de dupla embreagem, com sete marchas, e diferencial autoblocante com tração traseira. No GT S, o diferencial mecânico dá lugar a um eletrônico. O conjunto acelera o modelo de 0 a 100 km/h em menos de quatro segundos, com máximas de 304 km/h e 310 km/h (GT S).

Mercedes-Benz AMG GT 10Além do trem de força, o novo esportivo tem outras características marcantes. A carroceria monobloco é toda construída em alumínio e foi projetada para receber o motor atrás do eixo dianteiro. Deste modo, permite uma melhor distribuição de peso, com 47% da massa posicionada sobre as rodas da frente. A suspensão conta com amortecedores magnéticos e os freios podem ser feitos em carbono-cerâmica, para reduzir peso, assim como as rodas, com opção de serem forjadas.

Ao que tudo indica, a Porsche e a Audi terão uma boa dor de cabeça com o GT, que se expõe ao mundo no Salão de Paris.

Mercedes-Benz AMG GT 09

Anúncios

E VOCÊ, O QUE ACHOU DESTA NOTÍCIA?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s