Inspirado no sucesso do X6, X4 se torna opção mais econômica para os fãs do perfil esportivo do crossover de luxo
Durante o Salão do Automóvel, a BMW apresenta várias novidades para o mercado nacional. Além do esportivo M4, em variações cupê e conversível, a marca bávara exibe o novo X6 e o X5 a diesel, todos lançamentos. No entanto, outros dois produtos roubam a cena. O primeiro é a minivan Série 2 Active Tourer, confirmada para o primeiro semestre de 2015. O outro é o crossover X4, que já começa a ser vendido em duas variações, partindo de R$ 264.950.
A grande novidade da leva é o X4. O modelo é uma opção de apelo mais esportivo da linha X3, como já funciona com as gamas X5 e X6. No entanto, obviamente, ele é mais compacto que o criador do segmento SAV (como a BMW define o meio-termo entre cupê e SUV). A receita é a mesma: suspensão elevada, carroceria larga e teto em arco. A marca informa que o modelo leva com conforto cinco passageiros, mesmo com as medidas compactas e a capota mais baixa. Não faltarão itens como câmera de ré, controle de velocidade de cruzeiro, acionamento automático de farol alto, entre outros.
Previsto para novembro, o X4 desembarca com duas opções de motorização. Por R$ 264.950, encontra-se a xDrive28i. Com tração nas quatro rodas e caixa automática de oito marchas, ela se move pelo 2.0 turbo de 245 cv (5.000 rpm) e 35,7 kgfm (1.250 rpm). Acima aparece o xDrive35i, com a mesma transmissão do propulsor menor, mas dotado de um 3.0 biturbo de 306 cv (5.800 rpm) e 40,8 kgfm (1.200 rpm), por R$ 314.950.
O Série 2 Active Tourer é a resposta da BMW ao Classe B, minivan da rival Mercedes-Benz. Ele foi o responsável por estrear a plataforma de tração dianteira na marca bávara, quebrando a longa tradição de modelos com eixo motriz posterior. Esta é a mesma mecânica que dará origem às próximas gerações de Série 1 e X1. Visualmente, ela segue os contornos dos últimos produtos da montadora, apesar de ter um perfil mais sóbrio. O interior segue a mesma escola. Na mecânica, a minivan adota o motor 2.0 turbo de 231 cv (5.000 rpm) e 35,7 kgfm (1.250 rpm), com caixa automática sequencial de seis marchas.
Não que o X6 não mereça o destaque dos demais, mas a chegada de sua segunda geração ao Brasil era apenas questão de tempo – a minivan era incerta. Além disso, ele não teve muitos detalhes revelados, como o X4, porque só chega no ano que vem. De todo modo, é de se destacar a repaginada do crossover (SAV, como prefere a BMW…), que mantém o perfil consagrado e adota as linhas recentes dos modelos bávaros. A versão exposta é a xDrive50i com pacote de design M Sport. O motor é o 4.4 V8 de 450 cv e 66,3 kgfm, capaz de levá-lo de 0 a 100 km/h em 4,8 segundos. Suas vendas começam no início de 2015, em versão única.
Em resposta ao ML a diesel – demorada, é verdade -, a BMW apresentou a nova versão com motorização de mesma característica de seu X5. Trazido na versão M50d, desenvolvida pela divisão esportiva M Motorsport, o SUV conta com um 3.0 triturbo (!) de 381 cv e nada menos que 75,5 kgfm. Entre seus itens estão teto solar panorâmico, rodas de 20 polegadas e bancos em couro. Ele chega no primeiro trimestre. Pouco depois, desembarca também o xDrive30d, com o 3.0 de 258 cv, mantendo a tração 4×4 do irmão maior.
O desembarque da gama M4 também era somente questão de tempo. A versão mais nervosa do Série 4 chega ao país seguindo a cartilha da divisão esportiva, com suspensão rígida, rodas exclusivas, pacote visual, kit aerodinâmico, bancos concha e uma série de alterações. Seu propulsor é o 3.0 biturbo com 431 cv e 56,1 kgfm, dotado de câmbio de dupla embreagem (M-DCT) e sete velocidades. A BMW fala em aceleração de 0 a 100 km/h em 4,1 segundos (o M4 Cabrio a cumpre em 4,4 s). Os preços partem de R$ 449.950 para o Coupé e R$ 469.950 para o conversível.