Teto em arco, “cola de pato” na tampa e janelas estreitas: a receita de sucesso do X6 inspirou o GLE Coupé
Após diversos flagras, o último deles revelando quase o modelo por completo, a Mercedes-Benz enfim apresentou seu novo crossover. Rival do BMW X6, ele chega com o batismo GLE Coupé, adiantando as formas e a nomenclatura a ser adotada futuramente pelo ML, que passará a se chamar GLE. O modelo segue a linguagem de design dos Mercedes recentes, mesclando o que já se viu em Classe S e GLA, o menor dos SUVs da montadora. Ele já chega com uma versão AMG, embora seja mais “mansa” que o tradicional. Isso porque o verdadeiro acabamento esportivo só deve ser conhecido em 2015.
Como fazemos tradicionalmente, começamos a analisar o GLE Coupé pelo design. Na frente, ele se adequa aos demais Mercedes: faróis de recorte irregular e grade pronunciada, com molduras envolventes até o capô. Este é ligeiramente ressaltado e vincado. O para-choque tem grelhas pretas e peito de aço, diferenciando-se no AMG pelo desenho das peças plásticas e tomada de ar.
Nas laterais, seguiu-se a receita criada pelo X6, com queda do teto em arco para a traseira, aos moldes dos cupês. O GLE Coupé, no entanto, tem vigias maiores nas colunas C. Como no rival, há molduras plásticas na parte inferior da carroceria. Os retrovisores têm pintura preta no AMG. Atrás, as lanternas horizontais têm desenho irregular e são envolvidas na parte superior por um friso cromado que atravessa a tampa do bagageiro. Há ainda uma “cola” pronunciada, também como se vê no BMW. O para-choque varia de acordo com a versão, integrando as saídas de escape no difusor (duas no “comum”, quatro no AMG).
A carroceria de 4,90 metros de comprimento e 2,90 m de entre-eixos acolhe cinco passageiros – o X6 tem 4,91 e 2,93 m, respectivamente. Por dentro, aliás, está uma prévia do que acontecerá com o irmão ML na reestilização. O habitáculo do GLE Coupé mantém as proporções do modelo já comercializado, mas traz novidades como o sistema multimídia com tela em destaque, difusores de ar centrais maiores e volante e botões redesenhados. No restante (quadro de instrumentos, portas e console), praticamente se manteve o design do atual Classe M.
Para brigar com o X6, o GLE Coupé terá três opções de motorização em seu lançamento, todas com sistema de tração integral 4Matic. A diesel, a única opção será o 3.0 V6 de 258 cv e 63,3 kgfm do modelo 350d. A linha a gasolina contará com o 3.0 V6 de 333 cv e 49 kgfm (versão 400) e o 3.0 V6 de 367 cv e 53,1 kgfm do 450 AMG. A sigla, aliás, aparece apenas pelo leve preparo do modelo, uma vez que a versão realmente arrojada levará o selo da nova divisão Mercedes-AMG.
Em breve, a Mercedes divulgará detalhes de equipamentos e preços, mas o Brasil só deve receber o GLE Coupé no segundo semestre de 2015.