Modelo lidera o segmento de picapes “de entrada” nos EUA, principalmente por falta de concorrentes diretos
Na semana passada, você viu no ALL THE CARS as primeiras imagens da nova geração da Tacoma. Agora a Toyota acaba com o segredo de vez ao divulgar detalhes sobre o modelo. A picape, que lidera sua categoria há uma década, agora ganha atualização profunda, para se proteger do avanço da Chevrolet Colorado. Ela chega às lojas na metade do ano.
Visualmente, já havíamos analisado a Tacoma. A Toyota decidiu aplicar nela uma nova identidade, sem repetir o que se vê na irmã maior Tundra. Poucos componentes, aliás, remetem aos outros produtos da japonesa. Faróis recortados, grade trapezoidal, componentes cromados, suspensão elevada e lanternas “à moda tuning” são algumas de suas características estéticas. A montadora destaca ainda evoluções, como a tampa traseira com caimento suavizado por amortecedores.
O que não se conhecia até agora era o interior da nova Tacoma. O acabamento é simples: notam-se plásticos rígidos na parte inferior do painel, no console e nas portas, por exemplo, ainda que haja superfícies em couro. O design do habitáculo, porém, agrada pela inspiração em produtos de passeio (nota-se no posicionamento da central multimídia) e utilitários, destacando-se o painel com aparência bruta. A Toyota fala em melhorias no isolamento acústico e equipamentos como carregador de aparelhos móveis por indução (sem fio), detector de objetos em pontos cegos e até suporte para câmeras do tipo GoPro sob o retrovisor. As versões são cinco: SR, para o trabalho; SR5, que deve ter o maior mix de venda; TRD Sport, voltada ao alto desempenho; TRD Off-Road, a aventureira de tom areia das fotos; e Limited, a top de linha de carroceria azul das imagens desta notícia.
A gama de motores, inicialmente, adotará duas opções, ambas a gasolina. O primeiro é um 2.7 de quatro cilindros, provavelmente similar ao adotado pela Hilux por aqui. O outro é um novo 3.5 V6 com ciclo de combustão Atkinson, que prioriza o consumo de combustivel. Ele pode ser “casado” com transmissões manual ou automática, de seis marchas. Esta última é a única oferecida no 2.7.