International suspende produção e pode fechar fábrica em Canoas (RS)


International 9800i

A fábrica da americana Navistar, dona da marca de caminhões International, em Canoas (RS), pode fechar as portas após menos de três anos de atividades. Ao menos é que apontam os rumores na cidade, reforçados pelas notícias recentes publicadas pelo jornal Diário de Canoas. A empresa não confirma o encerramento das operações, mas revela ter suspendido as atividades a fim de elevar os estoques. Vale ressaltar que o mercado de caminhões despencou 44,71% no acumulado do ano.

International Durastar

A suspensão das atividades foi confirmada pelo presidente do sindicato dos metalúrgicos de Canoas, Paulo Chintolina. Segundo ele, os funcionários desta parte da fábrica também foram dispensados e só voltam ao trabalho “se houver demanda”. O momento é ruim para a International: foram vendidos apenas 58 exemplares em todo o ano de 2015, uma queda de 93% em comparação com o ano passado. A marca dispõe apenas do semipesado Durastar e o pesado 9800i, que possuem menor demanda que produtos menores. Anteriormente, houve contatos com as chinesas Sinotruk e JAC, que tinham interesse em montar caminhões no Brasil, mas as negociações esfriaram com a queda do setor.

A Navistar ainda possui uma fábrica de motores em Canoas, a única ainda em operação no complexo. No entanto, ela tem data para fechar: fevereiro de 2016. Daqui três meses se encerra o contrato de fornecimento dos motores 2.8 a diesel, da divisão MWM, que move S10 e Trailblazer. A Chevrolet decidiu fabricar seus propulsores por conta própria. Assim, a Navistar decidiu por fechar a planta e transferir a estrutura para São Paulo (SP).

Publicidade

E VOCÊ, O QUE ACHOU DESTA NOTÍCIA?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s