A Latin NCAP divulgou sua nova rodada de testes de impacto com nada menos que seis modelos de pequeno porte comercializados na América Latina. A entidade aponta que os três Honda avaliados, City, Fit e HR-V, obtiveram nota máxima na proteção para adultos e pelo menos quatro estrelas para crianças (cinco no caso do crossover). Também obtiveram bons resultados o Ford Ka+ e o novo Volkswagen Polo Sedan, recém-lançado na Argentina. O único a zerar foi o Chevrolet Aveo Sedan, produzido no México sem airbags – e, pelas regras do órgão, com nota mínima automaticamente.
HONDA HR-V
Fabricado em Brasil e Argentina, o líder de vendas dos crossovers compactos HR-V alcançou a maior pontuação da rodada, equivalendo-se ao rival Jeep Renegade. O Honda conseguiu 16,70 de 17 pontos para adultos e 43,30 de 49 para crianças, contra respectivos 16,12 e 43,54 do principal adversário. A Latin NCAP elogiou a estabilidade da estrutura do SUV e a oferta de pré-tensionadores, porém também reforçou a falta de airbags além do dois frontais.
HONDA CITY
Montado exclusivamente no Brasil – a primeira geração chegou a ser feita na Argentina -, o City também alcançou números expressivos. Ele obteve 16,07 pontos para adultos (cinco estrelas) e 41,81 para passageiros infantis (quatro estrelas), com destaque para a proteção de cabeça, peito e pescoço. Como o HR-V, o sedã teve realizado também o teste de impacto lateral.
HONDA FIT
O outro Honda a alcançar nota máxima na proteção para adultos foi o Fit. Produzido em Brasil e México, o monovolume passou pelos mesmos ensaios, destacando-se também na estrutura e na oferta de itens extras de segurança, como as ancoragens Isofix para cadeiras infantis. Contaram pontos também o aviso de cinto de segurança desafivelado e a possibilidade de desativar o airbag do passageiro.
FORD KA+
Para o Brasil, também foi importante a avaliação do Ka+. O sedã da Ford registrou 12,17 pontos (quatro estrelas) na proteção de adultos e 30,58 (três) na infantil. A estrutura foi considerada estável, mas a Latin NCAP criticou alguns pontos do modelo: o uso de cinto abdominal de dois pontos no banco central traseiro, o aviso de cinto atado somente para o motorista e a falta do pré-tensionador do cinto do carona.
VOLKSWAGEN POLO SEDAN
A nova geração do Polo Sedan, lançada nesta semana na Argentina, também foi testada. Importado da Índia, o compacto registrou cinco estrelas (14,73 pontos) para adultos, mas apenas três (34,16) para crianças. A Latin NCAP afirma que o sistema Isofix funcionou bem, mas houve dificuldade para realizar a ancoragem na cadeira infantil. Além disso, as indicações dos pontos de encaixe estão fora dos parâmetros da entidade.
CHEVROLET AVEO SEDAN
Para completar, a Latin NCAP testeou o Aveo Sedan produzido no México. Um dos líderes do mercado local, ele tem versões sem airbags, equipamento considerado básico pelo órgão para conceder estrelas. Ou seja: o Chevrolet zerou neste quesito. Para crianças, a pontuação foi de 17,93, rendendo duas estrelas. A Latin NCAP ainda afirmou que o sedã tem estrutura instável e não oferece ancoragens Isofix, freios antitravamento (ABS) e pré-tensionadores nos cintos.