Adiós, muchacho 2015: A lista dos descontinuados do ano


Chevrolet Celta Advantage 01Outra tradição do ALL THE CARS: relembrar quais modelos foram descontinuados ao longo do ano. Aqui apontamos apenas os veículos que deixaram o mercado sem um sucessor homônimo, ou seja, descartando mudanças de geração. A lista de óbitos de 2015 é menor que a de 2014, mas tende a crescer em 2016 (especulam-se as descontinuações de Clio, Classic, Weekend, Captiva, entre outros). Confira abaixo quem saiu de cena ao longo deste ano.

Chery Face 01Chery Face – Sem novidades desde o lançamento, praticamente, o Face nunca foi o sucesso que a Chery esperava. Apontava-se que o compacto seria um dos mais vendidos da marca por aqui, mas nem de longe ele alcançou a meta. O fechamento da fábrica da aliada Socma no Uruguai (leia aqui), de onde ele fora importado, contribuiu para dar fim à oferta do Face por aqui.

Chevrolet Celta 2012 - 02Chevrolet Celta – Líder de vendas da Chevrolet no Brasil por anos – praticamente desde que chegou ao mercado até o lançamento do Onix, um período de mais de uma década -, o Celta não resistiu à falta de novidades. Com acabamento espartano, espaço interno acanhado e design datado, restou ao compacto abrir espaço para o irmão mais moderno, também feito em Gravataí (RS), e sair de cena. A GM confirmou seu fim em agosto (leia aqui), mas a produção se encerrou em junho (leia aqui).

Citroën C3 Picasso 2015 01Citroën C3 Picasso – Na Europa, a minivan do C3 veio primeiro, dando origem ao brasileiro Aircross. Por aqui, porém, ela não foi páreo para o aventureiro. Em 2015, teve vendidas 1.502 unidades, contra 4.331 do “SUV light”. Com a reestilização do Aircross, a Citroën optou por criar versões com roupagem mais urbana e dar fim à C3 Picasso (leia aqui).

Mitsubishi Pajero TR4 2010-10Mitsubishi TR4 – Parece que faz mais tempo, mas o TR4 só deixou de ser comercializado no início de 2015. A marca japonesa já havia parado de montá-lo em Catalão (GO) em dezembro (leia aqui), porém os estoques mantiveram o pequeno fora-de-estrada ainda em oferta durante os primeiros meses do ano.

Familia Livina 2014Nissan Livina – Primeiro automóvel de passeio nacional da Nissan, a minivan Livina saiu de cena em agosto (leia aqui). Montada na fábrica da aliada Renault em São José dos Pinhais (PR), também nas versões alongada Grand e aventureira X-Gear, ela surgiu como proposta de carro familiar de baixo custo. Originada na Ásia, sobre a base do primeiro Logan, ela conquistou seu espaço, mas perdeu mercado com a falta de novidades. Deixou de ser oferecida sem a especulada substituta Note.

Nissan March Active (pré-reest) – Antes de ganhar a atualização visual, momentaneamente chamada “New March”, o March foi nacionalizado com a mesma “cara” do lançamento. Ela se tornou opção de acesso do compacto, vendida como Active (leia aqui). No entanto, com a baixa demanda, a Nissan decidiu por encerrar sua produção em Resende (RJ), dedicando-se somente ao “New” e ao Versa.

Suzuki SX4 – O único da lista com um substituto direto foi o SX4. O crossover saiu de cena após ser substituído pelo S-Cross (leia aqui), como aconteceu lá fora. Anteriormente, cogitou-se sua montagem em Itumbiara (GO), mas o volume de vendas não justificava o investimento. Além disso, a Suzuki suspendeu as atividades na planta (leia aqui).

Suzuki SX4 001

Anúncios

E VOCÊ, O QUE ACHOU DESTA NOTÍCIA?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s