Com o Volt em sua segunda geração, a Chevrolet decidiu ampliar a oferta de veículos puramente elétricos. A próxima aposta é o hatch Bolt, que fora exposto como conceito no Salão de Detroit de 2015 (leia aqui). Na feira de tecnologia CES, em Las Vegas, ele se exibiu na versão definitiva, que chega às lojas norte-americanas no final deste ano.
Em termos visuais, o Bolt definitivo parece mais futurista que o protótipo. Maiores, grade e faróis se integram mais, lembrando o novo Cruze. Nas laterais, a área envidraçada tem cortes mais abruptos, reforçando a agressividade do conjunto. Atrás, a tampa do porta-malas abandonou o vidro inteiriço, mas passou a abrigar as grandes lanternas quase por inteiro. O interior tem como destaque a tela de 10,2 polegadas do sistema MyLink, o visor digital do quadro de instrumentos e o desenho do painel com um “Y” em destaque. Entre os diferenciais, há o retrovisor trocado por uma câmera, que amplia o campo de visão.
A mecânica ainda é mistério: a Chevrolet promete mais detalhes para perto do lançamento comercial. No entanto, fala em mais de 320 km de autonomia para o modelo. A empresa afirma que o navegador está preparado para traçar rotas que otimizem o funcionamento do motor, reduzindo o consumo, e que as projeções de rodagem consideram as condições de tráfego, clima, tipografia e hábitos do motorista. Entre os avanços, há a internet OnStar com sinal 4G LTE, permitindo um ponto sem fio gerado pelo próprio carro, e uma futura rede que permita aos proprietários do Bolt compararem seus resultados de eficiência com os demais.