Durante a feira de tecnologia CES, em Las Vegas, a Volkswagen apresenta um conceito que adianta muitas das soluções de seus futuros carros elétricos. Chamada Budd-e, a minivan exposta no evento é a primeira construída sobre uma plataforma específica dos ecologicamente corretos da gigante alemã. De quebra, ainda traz um design que remonta à Kombi, como vez ou outra faz a marca em seus protótipos.
No visual, a Budd-e é alinhada aos VW recentes, seja pelos faróis alongados, a grade com filetes que entram nos conjuntos ópticos ou as fileiras de LED em “C” no para-choque. No entanto, há sinais da Velha Senhora na área envidraçada lateral, na dianteira curta quase fundida à coluna A e nas guelras da coluna C, lembrando as tomadas de ar da Kombi. O volante de dois raios também lembra um pouco o que fora usado não apenas na van, mas também por outros Volks antigos.
Mecanicamente, o diferencial do conceito está no uso de motorização puramente elétrica e uma plataforma totalmente dedicada à este tipo de propulsão. Ela se chama Modular Electric Drive (MED) e pode dar forma a vários tipos de carroceria. Com 4,60 metros de comprimento, 1,94 m de largura e 1,84 m de altura, o conceito pode levar com conforto até quatro pessoas.
Para se mover, a Budd-e usa dois motores, um em cada eixo. O frontal entrega 100 kW (136 cv) e 20,4 kgfm, enquanto o posterior rende 125 kW (170 cv) e 29,6 kgfm. O conjunto de baterias (92,4 kWh) fica no assoalho, economizando espaço, e leve cerca de 30 minutos para ter 80% da carga reposta. A autonomia, segundo a VW, fica em 533 km e o desempenho é notável: 0 a 100 km/h em 6,9 segundos, com máxima limitada a 180 km/h.