Com chegada iminente ao Brasil, a segunda geração do Tiguan acaba de ganhar uma versão com estradeiro. Ainda exposta como conceito, a GTE Active deve se tornar uma opção à gama do crossover ao longo de 2016. Ela conta também com propulsão híbrida, outra novidade que não deve tardar a chegar às ruas.
No visual, o Active traz para-choques de impulsão, parte inferior da carroceria em plástico sem pintura, rack e pneus lameiros, além das linhas em LED em formato de “C”, já característica dos GTE da marca. Por dentro, adotam-se soluções comuns a conceitos, ainda que os contornos gerais sejam iguais aos do modelo à venda na Europa. Entre elas está a tela de 9,2 polegadas com sistema multimídia que pode ser operado por gestos. Esta novidade também deve ganhar as lojas em breve.
Mas é na mecânica que há mais o que se destacar. O propulsor a gasolina é o conhecido 1.4 TSI (turbo e injeção direta) de 148 cv. Ele atua junto de dois motores elétricos: um de 54 cv situado junto ao eixo dianteiro e outro, com 114 cv, para mover as rodas traseiras. A VW fala em um total de 218 cv, com autonomia de até 32 km usando somente eletricidade e 933 km em modo híbrido. A aceleração de 0 a 100 km/h se completa em 6,4 segundos, com máxima limitada a 200 km/h.