A onda de utilitários esportivos e crossovers “contaminou” todo o planeta. Entre os mais demandados dos EUA desde sempre e em franca expansão no Brasil, em especial os de pequeno porte, eles também conquistaram o público europeu, fã de hatches e peruas. Segundo dados da consultoria Jato Dynamics, o segmento superou o de compactos (lá chamado de B) e o de médios-compactos (C) na preferência dos moradores do Velho Continente. Vale ressaltar, porém, que a fatia representa os SUVs de todos os tamanhos.
De acordo com o levantamento da Jato, o SUVs representaram 22,49% das vendas da Europa ao longo de 2015, tendo avançado, em números absolutos, 24% sobre 2014, quando sua fatia fora de 19,81%. O segundo lugar ficou com o segmento B, com 21,99%, que anteriormente liderara com 22,73%. Já a categoria C ficou com 20,61%, caindo para o terceiro posto, após ter representado 21,3% no ano anterior. Por marcas, a líder de SUVs e crossovers é a Nissan, com uma fatia de 11,8%. Completam o pódio a Renault e a Volkswagen.
Fatiando os SUVs, o líder é o segmento de médios-compactos, que cresceu 8%, teve 1,28 milhão de emplacamentos em 2015 e foi dominado pelo Nissan Qashqai. Atrás dele aparecem Volkswagen Tiguan e Kia Sportage. Entre os pequenos, um aumento de 38% (1,2 milhão). A dianteira ficou com o Renault Captur, seguido por Opel/Vauxhall Mokka e Peugeot 2008, tirando a liderança ocupada por cinco anos pelo Nissan Juke.
O maior avanço foi entre os médios, com 470 mil vendas e alta de 42%. O preferido dos europeus foi o Volvo XC60, com Audi Q5 e Mitsubishi Outlander na sequência. Já os grandes ampliaram os emplacamentos em 27%, chegando a 243 mil exemplares. No topo ficou o BMW X5, seguido por Land Rover Range Rover Sport/Vogue e Volkswagen Touareg.