Depois de muitos anos de promessa, a Seat enfim lançou seu primeiro utilitário esportivo. De porte compacto, o Ateca deve tornar a espanhola mais competitiva, ampliando o alcance a um dos segmentos que mais cresce na Europa e no mundo. Onde a empresa atua, o modelo atuará na mesma faixa onde estão Honda CR-V, Hyundai Tucson, Kia Sportage e Volkswagen Tiguan.
Em termos de estilo, o Ateca é exatamente o que se propõe a ser: a leitura da Seat atual para um crossover médio-compacto. Do hatch León vem a inspiração para o visual. Os faróis recortados fileiras de LED e a grade em “V” combinada à tomada de ar em “A” reforçam o apelo esportivo que a marca sempre pretende evocar. Nas laterais, os vincos marcantes, que chegam a lembrar o Tiguan, conferem robustez. Atrás, linhas retas e lanternas horizontais deixam o SUV parecendo mais largo do que é, novamente para deixá-lo imponente.
O interior também se inspira no León. Neste caso, aliás, o painel foi todo transplantado ao Ateca e devidamente adaptado às suas dimensões. Tudo é praticamente igual: sistema multimídia, quadro de instrumentos, volante, comandos de climatização, botões de iluminação e alavanca de câmbio. No caso do crossover, os diferenciais estão no botão giratório para selecionar o “modus operandi” da tração 4×4, chamada 4Drive, e o puxador para acionar o freio de estacionamento eletricamente.
Apesar de não se falar na plataforma, tudo indica a incorporação da modular MQB, mas sem detalhes a respeito de suspensão ou outros aparatos mecânicos. A gama de motores é totalmente voltada à Europa, com opções reduzidas. A gasolina, há o 1.0 TSI de 116 cv (similar ao de 105 cv usado no Brasil pelo Up) e o 1.4 TSI de 150 cv, semelhante ao do Golf. A diesel, os escolhidos são o 1.6 TDI de 116 cv e os 2.0 TDI de 150 e 190 cv. A tração 4Drive é apenas para o 1.4 TSI e os 2.0 TDI. Haverá opção de câmbio de dupla embreagem, mas a Seat não detalhou para quais será item de série.
Ao contrário do que se especulava, o Ateca mantém a tradição da Seat de batizar seus veículos com nomes de cidades espanholas. Neste caso, se trata de um pequeno município, de cerca de dois mil habitantes, situando na província de Zaragoza.