VW oficializa fim do Phaeton


Depois de apresentar o sedã Phideon, sua nova aposta de alto luxo, a Volkswagen confirmou o fim do Phaeton. Projeto ousado da gigante de Wolfsburg, que buscava brigar com os aclamados Audi A8, BMW Série 7 e Mercedes-Benz Classe S, o modelo foi um verdadeiro fracasso de vendas. No entanto, elogiado pela crítica, acabou ganhando um sucessor que promete melhores números e, mais do que isso, ser lucrativo.

Apresentado no Salão de Genebra de 2002, o Phaeton seguia fielmente a cartilha de design da VW: design sóbrio, com linhas limpas e equilibradas, que o deixam, 14 anos depois, ainda atual. No entanto, mesmo com motores potentes, acabamento de luxo e elogios da imprensa, ele não convenceu o público. Nos EUA, saiu de linha em 2006, tendo deixado as lojas europeias também há alguns anos. Voltado praticamente para a China em seus últimos dias, o Phaeton ganhou um sucessor dedicado também para lá, o já citado Phideon.

O último exemplar do Phaeton é o da foto acima, com motor 4.2 V8 de 335 cv, atualmente uma potência reduzida para tanto deslocamento, com tração nas quatro rodas. Ele marca também o encerramento das atividades na “Fábrica de Cristal” da VW, a Gläserne Manufaktur, que a partir de 8 de abril passa a abrigar uma exposição sobre carros elétricos e os avanços do grupo alemão em desenvolvê-los. Seus cerca de 400 funcionários serão realocados para outras plantas.

Volkswagen Phaeton 2011 - 05

Publicidade

E VOCÊ, O QUE ACHOU DESTA NOTÍCIA?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s