A linha 2017 do Etios chegará ao mercado nos próximos dias com uma série de novidades. No entanto, a esperada reestilização não será aplicada desta vez. Um folheto do Toyota vazou, adiantando mudanças nos motores, agora mais potentes, e nas transmissões, com opção de caixa automática. Outra modificação está no painel, que ganhou quadro instrumentos digital para facilitar a leitura.
Por fora, a única mudança esperada no Etios está no desenho da rodas. O restante fica como está. Internamente, o criticado quadro de instrumentos diminuto continuará no centro do painel, com as mesmas proporções. A diferença está na composição: digital, como no rival Chevrolet Onix, ele facilita a leitura dos mostradores. No seu caso, porém, não apenas o velocímetro e o medidor de combustível aparecem na tela, mas também o conta-giros, o termômetro do motor, o relógio, o “econômetro” e… o indicador de marcha selecionada.
E ele servirá, é claro, nas versões equipadas com a inédita transmissão automática. A caixa é a mesma que fora usada anteriormente pelo Corolla, com quatro velocidades. Quem não quiser pagar a mais por ela também terá novidade: o câmbio manual ganhou uma marcha e agora oferece seis relações, ajudando a reduzir o consumo. O controlador de velocidade (piloto automático) também passa a ser oferecido.
No que diz respeito aos motores, ambos terão mais potência, graças também à adoção do duplo comando variável de válvulas (Dual VVTi). Exclusivo do hatch, o 1.3 16v passa de 90 cv para 98 cv com etanol. A gasolina, ele rende 84 cv atualmente, devendo rondar os 90 cv na linha 2017. O 1.5 16v entrega hoje 92/96,5 cv. Em breve, a energia máxima será de 107 cv.
eu gosto Etios