Além do ESP, Corolla brasileiro terá reestilização (acima)
Durante o lançamento da linha 2016 do Etios na Argentina, executivos da Toyota confirmaram a incorporação do controle de estabilidade (ESP) para o modelo “em curto prazo”. Eles também revelaram que o Corolla, obviamente por ser mais caro, será outro a incorporar o equipamento, que está se disseminando no mercado brasileiro. Atualmente, o ESP sequer é opcional na dupla, nem na versão top do sedã médio, Altis, que passa dos R$ 100 mil.
A revelação da adoção do equipamento foi feito pelo gerente de produto da divisão argentina, Juan Alvarado. Ele deixou claro que a meta é oferecer o controle de estabilidade desde a versão de entrada. “Quando a Toyota incorpora um dispositivo de segurança, a ideia é que esteja disponível em toda a gama e não apenas nos modelos mais equipados.” O prazo para a incorporação do ESP não foi revelado, mas Alvarado deixou no ar que será “em no máximo dois anos”. É possível que o Corolla já receba o item nos próximos meses, quando ganha atualização (acima) para se reforçar contra a nova geração do Honda Civic.
Vale lembrar que a Argentina tornará obrigatório o ESP a partir de 1º de janeiro de 2018. No entanto, a exigência se dará somente para veículos novos.