A Noruega se uniu a outras cinco nações (leia aqui) para “banir” os carros a combustão em definitivo até 2050. Pelo visto, porém, a redução acontecerá 25 anos antes. O país escandinavo está caminhando a passos largos para tornar o primeiro do mundo a “proibir” a venda de carros com motor a combustão. Por lá, algumas áreas já são exclusivas para veículos com tecnologia “limpa”, como os elétricos. A proposta que corre no congresso local prevê o fim dos modelos a diesel e gasolina a partir de 2025 e tem o apoio de partidos de esquerda e direita.
A redução dos carros a combustão é uma das propostas do Plano Nacional de Transportes 2018-29 da Noruega. A intenção das autoridades é limitar o número de emplacamentos de veículos com este tipo de propulsão, a fim de incentivar o consumo de automóveis movidos por fontes de energia renováveis e de bicicletas, que ganharam recentemente “autoestradas” por lá. Hoje, a frota do país nórdico é composta em 24% por elétricos, com o Nissan Leaf sendo o mais vendido por alguns meses.
A Noruega é um dos mais produtores de energia a partir de fontes renováveis do mundo. Atualmente, 99% da eletricidade consumida por lá tem origem em hidrelétricas. Na capital da vizinha Suécia, Estocolmo, já há limite de circulação para automóveis que não sejam ecologicamente corretos (leia aqui).