“Exigida” pelo EuroNCAP, Frenagem Automática ganha espaço


O sistema de frenagem automática de emergência (AEB) está ganhando força na Europa. E não se trata apenas de boa vontade das montadoras ou exigência dos consumidores. Obrigatório para obtenção de nota máxima de segurança pelo EuroNCAP, órgão irmão do LatinNCAP, ele vem sendo adotado por vários modelos a fim de se conquistar as cinco estrelas concedidas pela entidade.

De acordo com o instituto Thatcham Research, atualmente 21% dos carros vendidos no Reino Unido oferecem o AEB como equipamento de série. É o caso da minivan Renault Scénic e a perua Subaru Levorg. Outros 27% dispõem do item ao menos como opcional. Para estes, o EuroNCAP oferece classificação dupla, como realizado com o elétrico Kia Niro e a picape Toyota Hilux. Ambos alcançaram a nota máxima com o AEB, mas receberam quatro e três estrelas, respectivamente, sem a assistência.

 

Infelizmente, o AEB ainda não é uma realidade no Brasil, sendo disponibilizado somente em veículos mais caros. Pudera: o controle de estabilidade (ESP), bem menos complexo de ser instalado nos carros, só tem ganhado espaço agora no País e ainda está longe de ser obrigatório.

Anúncios

E VOCÊ, O QUE ACHOU DESTA NOTÍCIA?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s