Conforme o ALL THE CARS adiantou (leia aqui), o Tiguan ganhou um reforço em termos de motorização. Agora o crossover é oferecido no Brasil também com o propulsor 1.4 TSI, ajudando a reduzir seu preço de entrada e ampliando o potencial de mercado. O SUV chega por R$ 125.990.
Movido somente a gasolina no caso do Tiguan, o 1.4 TSI promete desempenho não tão abaixo do obtido pelo 2.0 TSI com tração integral, graças ao peso: ele é 84 kg mais leve que o irmão mais forte. Entregando a força somente às rodas dianteiras, o motor menor oferece 150 cv (5.000 rpm) e 25,5 kgfm de torque (1.500 rpm). A VW afirma que ele acelera de zero a 100 km/h em 9,2 segundos, com máxima de 195 km/h. O câmbio tem dupla embreagem (DSG) e seis marchas.
Em termos estéticos, o Tiguan praticamente não muda. Ele troca as barras do teto prateadas, as molduras de vidros cromadas e a faixa inferior pintada por similares pretas. Internamente, os bancos são revestidos em tecido. De série, há direção elétrica, rodas aro 17″, seis airbags, volante em couro, freio de estacionamento elétrico, desligamento automático do motor (Start&Stop) e central multimídia com tela de 6,5 polegadas, além de controles de tração (ASR) e estabilidade (ESC). Em opção, há o teto panorâmico e o pacote Elegance, que acrescenta rodas de 18 polegadas, ar condicionado de duas zonas, câmera de ré e sensor presencial da chave.
Vale lembrar que o 2.0 TSI segue em oferta e que a segunda geração do Tiguan já foi lançada na Europa (leia aqui).