Após perder a certificação do Inovar-Auto e ter solicitada a devolução de incentivos fiscais (leia aqui), a JAC Motors reiterou ao governo brasileiro que pretende abrir mesmo a fábrica em Camaçari (BA). Em reunião com o ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), Marcos Pereira, o presidente local, Sérgio Habib, apresentou um novo plano de implantação. Ele aponta o início das atividades para o segundo semestre de 2017, três anos após a previsão inicial.
No encontro, Habib disse ao ministro que a unidade segue em construção e instalação de maquinário, mantendo o aporte de R$ 200 milhões. As atividades aconteceriam a partir de peças vindas das China, em regime CKD, fabricando exemplares do crossover T5. Na ocasião, ele estrearia o câmbio automático – por ora, é comercializado somente com caixa manual. A meta agora é de fazer 20 mil veículos por ano.
Vale lembrar que a JAC já confirmou sua ausência do Salão do Automóvel de São Paulo, em novembro (leia aqui).
O PROJETO
A JAC anunciou em 2011 (leia aqui) que construiria um complexo industrial no Brasil, com aporte estimado em R$ 1 bilhão. A expectativa é que a fábrica pudesse montar anualmente 100 mil exemplares de um compacto com propulsor 1.0. Na época, especulou-se inclusive o desenvolvimento de um projeto específico para o País.