Confirmando as expectativas, a nova geração do Jeep Compass faz sua estreia mundial em território brasileiro. Irmão maior do Renegade, o modelo se renova por completo para fazer frente a modelos como Honda CR-V e Kia Sportage, tendo como diferencial a tradição da marca norte-americana. Ele será produzido em Goiana (PE), adotando um inédito 2.0 16v TigerShark Flex, com preços partindo de R$ 99.990.
VISUAL MODERNO
Apesar de ter certa relação com o passado, o design do novo Compass se mostra bem melhor resolvido que o antecessor – que trazia reestilização sobre uma carroceria bastante criticada em suas origens. A segunda linhagem se inspira claramente no Grand Cherokee, adotando faróis mais estreitos e com a linha inferior sinuosa. A grade também segue o mais caro, distanciando-se um pouco da tradição mantida no Renegade, com as sete aberturas compridas.
As laterais denunciam o parentesco com o Renegade, em especial no formato das janelas, com linha de cintura ascendente à traseira. As folhas das portas são diferentes, mas as caixas de roda têm inspiração similar. As lanternas voltam a resgatar o design do Grand Cherokee: elas não são semelhantes, porém os contornos internos das luzes do Grand influenciaram no estilo adotado pelo Compass. Há que se destacar ainda a bela solução visual com o friso superior dos vidros laterais, que “cai” até o centro da tampa do porta-malas.
No habitáculo, o Compass lembra mais a irmã de plataforma Fiat Toro do que o Renegade. Isso se deve principalmente às saídas de ar verticais, que ladeiam a tela do sistema multimídia. Seus difusores, porém, são menos “brutos” que os da picape. Típicos da Jeep são o volante, o botão do freio de estacionamento eletrônico, as maçanetas e o quadro de instrumentos com tela configurável (de série), mas os comandos de climatização são próprios. No entanto, o painel tem personalidade.
Como no Renegade, a Jeep aplicou os “easter eggs” ou “ovos de páscoa”, que seriam detalhes ocultos em relação a clientes ou marca. Entre eles, estão o monstro do Lago Ness do conhecido mito escocês, rastros dos pneus de Jeep Willys MB que originou a empresa e uma salamandra, animal símbolo dos escaladores.
MECÂNICA CONHECIDA, MAS MOTOR NOVO
A plataforma do Compass não é necessariamente uma novidade no Brasil. Ela estreou em março de 2015 com o Renegade e deu forma à Toro esse ano. A arquitetura mais moderna da FCA no País faz com que o SUV fique a meio caminho dos irmãos, com 4,416 metros de comprimento, 1,650 m de altura e 1,819 m de altura, tendo ainda 2,636 m de distância entre os eixos. O bagageiro comporta 410 litros, enquanto o tanque leva 60 l.
O maior destaque mesmo fica para a estreia do motor 2.0 16v da família TigerShark com tecnologia bicombustível. Ele entrega 159/166 cv (gasolina/etanol a 6.200 rpm) e 19,9/20,5 kgfm de torque a 4.400 rpm, sempre com tração dianteira e transmissão automática de seis marchas. A versão intermediária Longitude conta com trocas sequenciais em aletas atrás do volante.
A outra opção é o 2.0 MultiJet II a diesel, que disponibiliza 170 cv (3.750 rpm) e 35,7 kgfm (1.750 rpm), dos quais 28,5 kgfm (80%) aparecem a 1.500 rpm. O câmbio é automático de nove velocidades, sempre com tração 4×4 de acionamento automático. A Jeep fala em 0-100 km/h cumprido em 10 segundos, com máxima de 194 km/h. Há também o sistema Selec-Terrain, que altera o comportamento nos modos Auto (automático), Snow (neve, para pisos escorregadios), Sand (areia) e Mud (lama). A versão Trailhawk ainda tem a opção Rock (pedra) e recebe diferenciais como suspensão elevada (em 2 centímetros), placas de proteção sob a carroceria, pneus de uso misto e adesivo no capô, justificado pela Jeep como adicional para evitar ofuscamento por reflexo.
VERSÕES BEM EQUIPADAS
As versões oferecidas pelo Compass são as mesmas do Renegade. No entanto, elas têm mais equipamentos de série. A opção de acesso é a 2.0 Flex Sport, tabelada em R$ 99.990. De série, ela conta com airbag duplo, controles de tração e estabilidade (ESC), auxílio de partida em rampa (HSA), faróis de neblina com iluminação diagonal em curvas (função “cornering”), controlador de velocidade, luzes diurnas e de assinatura de faróis e lanternas em LED e sensor de pressão dos pneus. Há também três ancoragens Isofix para cadeiras infantis, sistema multimídia UConnect e câmera de ré.
A versão Longitude atua como opção intermediária para o motor Flex (R$ 106.990) ou de acesso para o Diesel (R$ 132.990). Além dos itens da Sport, ela disponibiliza central multimídia com tela de 8,4 polegadas, trocas de marcha em aletas atrás do volante e chave com sensor de presença para abrir e trancar as portas e também dar a partida no motor por botão.
Mais caras, as opções Limited (Flex, por R$ 124.990) e Trailhawk (Diesel, por R$ 149.990) adicionam faróis de xenônio e airbags laterais, tipo cortina e para os joelhos do motorista, além das alterações já apontadas para o modelo top de linha a diesel. O Compass pode ser equipado também com teto solar, acionamento automático do farol alto (AHB), alerta de mudança involuntária de faixa (LDW), controle de velocidade adaptativo (ACC), frenagem automática, bancos dianteiros elétricos, auxílio de baliza (Park Assist) e aparelho de som Beats com subwoofer, nove alto-falantes e 506 watts de potência.
JEEP COMPASS 2017
2.0 Flex Sport – R$ 99.990
2.0 Flex Longitude – R$ 106.990
2.0 Flex Limited – R$ 124.990
2.0 Diesel Longitude – R$ 132.990
2.0 Diesel Trailhawk – R$ 149.990