A Honda oficializou as linhas da quinta geração do CR-V, um de seus líderes de vendas globais. Completamente revisto, o SUV adota um design mais arrojado e esportivo, focando em um público mais jovem. Alinhado às tendências, ele também incorpora, pela primeira vez em seus 20 anos de existência, um motor turbo. Nos Estados Unidos, sua estreia acontece no final desse ano, já como modelo 2017.
Em termos estéticos, o CR-V 2017 ganha em esportividade, graças à carroceria mais musculosa. Chamam atenção os grandes faróis atravessados pelo friso superior da grade. A solução, aliás, o deixa alinhado a criações recentes, como o Civic, sem deixá-los com a mesma cara. A Honda optou por não abusar dos vincos, como se nota no para-choque e no capô limpos, ainda que a cobertura do motor apresente ressaltos junto aos para-lamas.
As laterais fazem a ponte com o “passado”, ao adotar linhas parecidas para as janelas, em especial entre as colunas C e D. Atrás, as lanternas ganham bases ainda mais largas, agora adentrando significativamente sobre a tampa do porta-malas. Seguindo a tendência global, o para-choque fica mais “embutido”, algo que nos parece um tanto quanto pouco útil.
Internamente, o CR-V ganha apelo mais moderno. O painel mantém as linhas limpas, mas agora oferece couro e imitação de madeira no painel. O quadro de instrumentos possui uma tela configurável, enquanto o visor da central multimídia cresceu e empurrou os difusores de ar para cima. A alavanca de câmbio permanece elevada, aumentando o espaço no console, mas aumentou de tamanho – talvez por reclamação dos proprietários do modelo atual.
Em termos tecnológicos, o crossover avança para conquistar o consumidor mais ávido por equipamentos de última linhagem. A versão mais cara, Touring, oferece itens como faróis em LED, rodas de 18 polegadas, abertura e fechamento da tampa do porta-malas por sensor de movimento, acionamento automático do farol alto e grade com hastes ativas, que alteram o grau de inserção do ar para diminuir o arrasto. Não faltam os já tradicionais (lá fora) controle de velocidade adaptativo com frenagem automática, aviso de objetos em pontos cegos, alerta de colisão iminente, entre outros.
Por ora, estão confirmados dois motores. A versão de acesso LX conta com o conhecido 2.4 de quatro cilindros, com injeção direta e sempre combinado à transmissão continuamente variável (CVT). A partir do modelo EX, o CR-V se move pelo 1.5 turbo de 190 cv que estreou no Civic, também alinhado ao CVT. Haverá trações dianteira ou integral.
Detalhes em relação a mecânica, propulsores e versões serão conhecidos algumas semanas antes da chegada às lojas.