Primeiro modelo da Mini a superar os quatro metros de comprimento e contar com tração 4×4, o crossover Countryman chega agora à segunda geração. Totalmente revisto, o modelo ficou um pouco mais agressivo, embora tenha também se aproximado mais da variação hatchback em termos estéticos. Um dos destaques é a versão híbrida, a primeira recarregável em tomadas da história da marca inglesa, como revelado anteriormente (leia aqui). O SUV virá ao Brasil em 2017, mas a variação ecologicamente correta não está confirmada para cá ainda.
Visualmente, o Countryman 2017 ganha apelo mais agressivo ao adotar faróis mais trapezoidais, para-choques volumes e grade maior. As lanternas também cresceram e ganharam o efeito visto no alongado Clubman. A “quebra” acentuada no desenho dos vidros, logo após a porta traseira, é outra tendência desta terceira linhagem da era moderna da Mini. O habitáculo também se alinha aos irmãos, deixando o círculo central do painel para a central multimídia e mantendo os instrumentos atrás do volante. E ele segue o mercado incorporando diversos equipamentos de auxílio de condução, além de itens já consagrados como sistema de entretenimento, câmera de ré, bancos com aquecimento, entre outros.
Em sua primeira geração, o Countryman ousava por passar dos quatro metros de comprimento, medindo 4,097 m de ponta a ponta. Também tinha 1,789 m de largura, 1,561 m de altura e 2,595 m de entre-eixos, comportando 350 litros no porta-malas e pesando 1.340 kg (versão One). O novo vai além: são nada menos que 20 centímetros extras entre um para-choque e outro, totalizando 4,299 m. As demais medidas são 1,822 m, 1,557 m, 2,067 m, 450 litros e 1.505 kg (versão Cooper D).
A gama de motores não traz novidades frente aos demais Mini, à exceção do híbrido, explicado melhor adiante. A gasolina, há o 1.5 de três cilindros com 136 cv e 22,5 kgfm (Cooper) e o 2.0 de quatro, com 192 cv e 28,6 kgfm (Cooper S). A diesel, as opções são dois 2.0: um com 150 cv e 33,7 kgfm (Cooper D) e outro com 190 cv e 40,8 kgfm (Cooper SD). A transmissão é manual de seis marchas, com opção de automática de seis para o Cooper e de oito para Cooper S e Cooper D. O Cooper SD tem a caixa de oito velocidades como item padrão. A tração integral ALL4 está disponível para todos.
A inédita versão híbrida (carroceria prata das fotos) se chama Cooper S E ALL4 e se move usando o 1.5 12v de 136 cv com um propulsor elétrico de 88 cv. Juntos, eles rendem 224 cv e 39,3 kgfm. O propulsor a combustão é controlado pelo câmbio automático de seis marchas e entrega a energia ao eixo dianteiro. Atrás, a responsabilidade é do motor a eletricidade.
A apresentação mundial do novo Mini Countryman acontece em novembro, no Salão de Los Angeles. A Europa começa a recebê-lo em fevereiro, um mês antes de passar a ser distribuído para o resto do mundo.