França pode banir carros a diesel de Volkswagen e Renault


renault mégane grand tour 2017 02

O prestígio dos carros a diesel vai se esvaindo após o escândalo dos motores fraudulentos da Volkswagen, o Dieselgate, eclodir nos Estados Unidos. Os veículos com estes propulsores entraram na mira de autoridades de vários países após o caso vir a público. Na França, a novidade é o estudo feito por representantes do governo para banir a venda destes carros, em especial da Renault e da própria VW.

O motivo da possível suspensão da comercialização de automóveis das duas companhias é a falta de respostas das montadoras às questões levantadas pelas autoridades da França. A ministra do Meio Ambiente, Ségolène Royal, afirmou que foram solicitados detalhes sobre a fraude da Volkswagen e o software dos motores da Renault. As autoridades locais suspeitam que a marca do losango também adotou propulsores com dispositivo para burlar as leis ambientais, ainda que em momentos bastante específicos.

Volkswagen Golf Sportsvan 2A França, terceiro maior mercado europeu, se mostra bastante inclinada a defender a causa ambiental. Nesse ano, Paris proibiu a circulação de carros mais antigos em sua região central, a fim de reduzir a poluição atmosférica da região (leia aqui). Em 2014, o então primeiro-ministro Manuel Valls disse que os carros a diesel, comumente mais poluentes que os a gasolina, eram “um erro” e que tal equívoco deveria ser “desfeito progressivamente”, indicando um banimento gradual destes motores.

Vale ressaltar que a Europa é notadamente o mercado que mais consome automóveis a diesel no mundo.

E VOCÊ, O QUE ACHOU DESTA NOTÍCIA?